A equipe Tech Vikings, da Escola Sesi de Naviraí, conquistou na última segunda-feira (28/04) o terceiro lugar na RoboCup Junior Super Regional Américas, nos Estados Unidos. Os alunos Miguel Siqueira Botelho e Gabriel Ávalo da Silva, do 8º ano do ensino fundamental, competiram na categoria Primary Rescue Line. Nessa modalidade, os robôs têm a missão simulada de resgatar de pessoas em situações de risco de vida.
O torneio reuniu equipes das Américas do Norte, Central e do Sul. A cidade de Mercersburg, no estado da Pensilvânia, foi o palco da competição que envolve tecnologias e competências do futuro.
Gabriel conta que o torneio reservou ótimas experiências para a equipe e que a conquista foi fruto de trabalho intenso de todos os envolvidos.
“Treinamos nosso inglês, tiramos fotos, experimentamos comidas novas e hábitos que são bem diferentes do Brasil. Ao final, conseguimos ficar em terceiro lugar. Nossa primeira vez participando e já conseguimos esse resultado, mas não foi fácil. Tivemos de treinar vários meses para aperfeiçoar o robô, testando, errando e aprendendo para chegarmos a esse nível”, disse.
O pódio nos EUA serve de estímulo para Miguel continuar se esforçando na robótica. “A montagem do robô foi muito complexa até aqui, fomos aprimorando, aprendendo e aperfeiçoando para conseguir atingir o resultado que queríamos. Graças a Deus conquistamos o terceiro lugar no Super Regional das Américas da Robocup2025”, conta o aluno.
O professor Anderson Douglas da Rocha Souza, que coordenou os alunos na RoboCup, volta para casa com o sentimento de dever cumprido. “Foram muitos dias de trabalho, treino e mais treino, e os frutos vieram. Ver os resultados desses meninos nessa temporada é algo incrível. Tenho muito a agradecer à Rede Sesi por cada momento, e agradeço mais ainda a confiança dos pais na educação tecnológica do Sesi. Com muito trabalho e dedicação do time, os resultados aparecem. Primeiro lugar no Estado, segundo lugar no Brasil e terceiro lugar das Américas”, pontuou.
Cristina Siqueira Botelho, mãe de Miguel, falou do sentimento por testemunhar a vitória do filho em solo americano. “Ficamos extremamente felizes e orgulhosos, foi muita emoção. O Miguel com apenas 12 anos já conquistando o mundo, isso é gratificante para nós, pais. E para mim, como mãe, foi uma experiência incrível e emocionante, poder acompanhar e ver a evolução do Miguel nessa competição tão grandiosa nos Estados Unidos”, resume.
Sobre a competição
O Super Regional da RoboCup é um evento que reúne jovens entusiastas da robótica de todas as Américas. Nesta competição, os participantes têm a chance de demonstrar suas habilidades, criatividade e conquistas em robótica em um cenário internacional.
O evento celebra a excelência técnica, a resolução de problemas e a inovação, ao mesmo tempo em que promove a colaboração e a camaradagem entre os jovens talentos.
O SuperRegional também é uma oportunidade única de intercâmbio cultural e networking, reunindo estudantes de diversas origens para compartilhar experiências e aprender uns com os outros.


Fonte: O Progresso