Em meio à superlotação dos leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) em Dourados, a Prefeitura mantém a vacinação aberta neste fim de semana em duas unidades de saúde. O Pronto Atendimento Médico (PAM) funcionará das 7h às 17h, aplicando todos os tipos de vacina. Já a Unidade Básica de Saúde Seleta terá horário estendido das 7h às 22h, com vacinação exclusiva contra a gripe Influenza e a dengue.
Segundo o secretário municipal de Saúde, Márcio Figueiredo, os 20 leitos de UTI do Hospital da Vida estão lotados, e mais de 10 pacientes aguardam vaga para internação intensiva. A situação crítica levou a Secretaria a reforçar estratégias de prevenção, priorizando a imunização da população, especialmente dos grupos de risco.
A medida dá continuidade à ação iniciada no feriado do Dia do Trabalhador, quando a UBS Seleta, com horário estendido, atendeu 93 pacientes com consultas médicas, ajudando a aliviar a demanda da UPA (Unidade de Pronto Atendimento), que registrou 360 atendimentos em 24 horas.
Com o ponto facultativo nesta sexta-feira (3), a Seleta segue como única UBS em funcionamento. O objetivo, segundo a Secretaria de Saúde, é facilitar o acesso à vacina, especialmente para quem não consegue se imunizar durante a semana, bem como para dar suporte a UPA.
O secretário reforça que a vacinação é a principal forma de prevenir a gripe e evitar casos graves de doenças respiratórias, como a Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG). “Nosso apelo é para que crianças menores de seis anos e idosos acima de 60 anos, que são os mais vulneráveis, compareçam para se vacinar. A imunização é essencial neste momento crítico”, destacou Márcio Figueiredo.
A Prefeitura de Dourados segue monitorando os casos e alerta que a adesão à vacinação pode ajudar a reduzir a pressão sobre o sistema de saúde, evitando internações e complicações graves.
Vacinação contra a gripe (Influenza)
Público-alvo:
- Crianças de seis meses a cinco anos, 11 meses e 29 dias.
- Pessoas com 60 anos ou mais
- Gestantes
- Puérperas (mulheres até 45 dias após parto)
- Trabalhadores da saúde (a partir de segunda-feira 14/04)
Demais públicos prioritários atendidos posteriormente:
- Indígenas
- Pessoas em situação de rua
- Professores dos ensinos básico e superior
- Profissionais das forças de segurança e salvamento
- Profissionais das Forças Armadas
- Pessoas com deficiência permanente
- Caminhoneiros
- Trabalhadores de transporte coletivo rodoviário para passageiros urbanos e de longo curso
- Trabalhadores portuários
- Trabalhadores dos Correios
- Pessoas com doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais
- População privada de liberdade, além de adolescentes e jovens sob medidas socioeducativas
Fonte: Dourados Agora