É nesta sexta-feira que o rodeio está de volta com tudo. De 09 a 11 de maio, a arena da 59ª Expoagro Dourados vai receber o Campeonato Nacional de Rodeios, que abre a programação da maior feira agropecuária de Mato Grosso do Sul com entrada gratuita.
Serão cerca de 100 competidores nas mais diversas modalidades. Abrindo oficialmente a Expoagro, o rodeio vai distribuir uma premiação que soma R$ 100 mil.
Segundo Michael Araújo, vice-presidente do Sindicato Rural e diretor de rodeios da entidade, o retorno do rodeio à feira foi cuidadosamente planejado.
“O Sindicato já vem prevendo trazer de volta o rodeio para a Expoagro. Fizemos duas edições fora da feira e agora ele retorna com força total dentro da programação. É um rodeio federado, que faz parte do Circuito Nacional, com chancela da Confederação Nacional do Rodeio (CNAR) e da Liga Nacional de Rodeio”, explica.
Durante o dia, o público também poderá acompanhar outras atrações como a prova dos três tambores, o laço comprido e, no segundo fim de semana, a modalidade team roping. À noite, os olhares se voltam para a arena, onde peões e animais protagonizam os grandes desafios.
O rodeio da Expoagro ainda vale como seletiva oficial para as finais da Liga Nacional de Rodeio em Barretos e do Campeonato Nacional da CNAR, que acontece em dezembro. Michael garante que todas as normas técnicas e legislações são respeitadas.
“É um esporte que nasceu de situações reais de trabalho e que hoje movimenta todo um setor profissional. Estamos falando de peões, juízes, tropeiros, locutores, comentaristas, veterinários, ou seja, uma grande equipe para garantir o espetáculo e o bem-estar dos animais, que são verdadeiros atletas e extremamente valiosos”, destacou.
A estrutura também impressiona: arquibancadas, camarotes, arena e áreas específicas para os animais, com atenção à alimentação, hidratação e cuidados veterinários. A Expoagro ainda contará com exposições de máquinas, leilões, simpósios técnicos, treinamentos e atrações musicais.
Fonte: Dourados News