A Prefeitura de Dourados, por meio da Secretaria Municipal de Educação (Semed), realiza nesta segunda-feira (12) formação continuada voltada para os professores da Rede Municipal de Ensino (Reme) que trabalham com as disciplinas de ciências, história e geografia. O evento ocorre no anfiteatro do Centro de Administração Municipal e conta com ampla participação dos educadores.
Com o tema “Metodologias ativas e experimentação na perspectiva da Teoria da Subjetividade”, a atividade contou com a participação das professoras universitárias Isabella Guedes Martinez e Elaine da Silva Ramos. A Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD) é parceira da ação.
O secretário de Educação Nilson Francisco da Silva destaca as constantes capacitações segmentadas oferecidas pela Semed, dentro do direcionamento do prefeito Marçal Filho em agregar na qualidade do ensino, com ministrações que levam em conta as especificidades locais.
“Hoje os temas específicos levam em conta o trabalho com ciências, história e geografia. Temos trabalhado com ações bastante específicas, conforme solicitação do prefeito Marçal Filho, sempre visando ao aprimoramento dos processos, resultando em impactos positivos para os educadores e para os alunos”, cita.
A professora Isabella Guedes Martinez destacou que abordou o tema das metodologias ativas, com foco em colocar o aluno como protagonista do aprendizado. Ela trabalhou junto aos educadores tópicos como aprendizagem individual, compartilhada ou por tutoria e ainda ensino por investigação, ensino híbrido, inclusive por ‘experimentação’. “Mostramos as possibilidades para os professores usarem em sala de aula, colocando o estudante como protagonista no processo ensino aprendizagem. Mostramos também a importância do educador se cuidar e cuidar do outro – o estudante – durante os processos de aprendizagem”, enfatizou.

A professora Elaine da Silva Ramos citou que oportunizar ações como a formação continuada é investir em levar meios mais modernos às salas de aula envolvendo a todos nesse contexto. “É importante essa formação continuada para o professor se aproximar com algumas relações, que são temais atuais e a gente precisa trabalhar essas metodologias diferenciadas”, enfatiza. “Talvez com a nossa formação possamos despertar o interesse dos professores em trabalhar com as metodologias ativas que apresentamos hoje”, citou.
A ação também contou com dinâmica junto aos profissionais, objetivando ir além da teoria. “Trouxemos a dinâmica da rotação por estações e os educadores estão fazendo um processo para entenderem e poderem fazer com seus estudantes, pois mostramos exemplos que podem ser usados ajudando no processo do interesse, de atuar com esses diferenciais”, ponderou.
Fonte: Assecom/Prefeitura