19.9 C
Dourados
quinta-feira, 15 de maio de 2025

MPMS entrega material do “Não é Não!” para agentes da segurança da Expoagro

Na última quarta-feira (14), o Ministério Público de Mato Grosso do Sul (MPMS), representado pelo Promotor de Justiça Daniel do Nascimento Britto, titular da 13ª Promotoria de Justiça de Dourados, realizou a entrega de botons da campanha “Não é Não!” para agentes da segurança pública, que serão utilizados durante a 59ª Expoagro Dourados. A iniciativa tem como finalidade sensibilizar e coibir o assédio durante o evento.

Os botons foram entregues à Guarda Municipal de Dourados e ao 3º Batalhão da Polícia Militar (3º BPM), parceiros da ação e que utilizarão o material durante a duração da 59ª Expoagro Dourados, em especial, nesta quinta-feira (15), sexta-feira (16) e sábado (17), quando a exposição deverá atrair maior público em virtude das atrações musicais.

Já o Sindicato Rural de Dourados, entidade organizadora da Expoagro, irá fixar cartazes da campanha “Não é Não!” no Parque de Exposições do município, local onde está sendo realizado o evento. Além disso, o vídeo institucional da campanha, produzido pelo MPMS, será exibido antes das atrações musicais, reforçando a mensagem de conscientização para a população.

Os materiais informativos trazem orientações sobre como agir, caso alguém seja vítima ou presencie crimes de violência sexual contra a mulher.

“Não é Não”

A campanha “Não é Não!” é uma iniciativa do MPMS com o objetivo de sensibilizar e coibir o assédio, o constrangimento e a violência contra a mulher, principalmente em grandes eventos. A iniciativa surgiu a partir da criação da Lei Federal 14.786/2023, que instituiu o Protocolo “Não é Não – Mulheres Seguras”.

O objetivo principal da campanha é conscientizar sobre a importância do respeito e do consentimento em todas as situações, especialmente em ambientes onde a ingestão de álcool pode influenciar o comportamento.

A campanha “Não é Não!” é uma iniciativa imprescindível para o combate ao assédio e a violência contra a mulher, garantindo um ambiente de lazer mais seguro e respeitoso para todos.

Fonte: Maurício Aguiar – MPMS

Leia também

Últimas Notícias