Com a presidência do empresário Everaldo Leite Dias, a nova diretoria da Associação Comercial e Empresarial (ACED) tomou posse na noite desta segunda-feira (30/6), para o triênio 2025/2028. A solenidade reuniu representantes do poder público, autoridades, empresários e associados no Auditório da Associação.
A cerimônia teve início com o discurso do presidente da gestão 2022/2025, Paulo Roberto Campione, que enalteceu o trabalho de reestruturação e fortalecimento da ACED iniciado com seu antecessor, Nilson Aparecido do Santos (2019/2022), e desejou sucesso à nova diretoria.
Campione também ressaltou o empenho de seus companheiros de gestão e o legado do associativismo, que foi a sua principal bandeira. Em seu discurso ele aproveitou a presença de vereadores, deputados estaduais e do vice-governador do Estado para reivindicar a diminuição dos tributos pagos pela classe empresarial.
“Importante aproveitar essa oportunidade já que estamos aqui com a presença de representantes de Dourados na esfera estadual e ressaltar que os tributos e juros estão muito pesados para a classe empresarial. Os tributos estão atacando a classe produtiva e quem gera emprego nesse país, 76%, é o pequeno e médio empresário. Está ficando insuportável o preso da carga tributária e precisamos de solução urgente”, disse.
O 1º secretário na nova gestão, Taiguara Onishi Fernandes destacou a missão da nova diretoria, focada no bom relacionamento entre a instituição e o empresário. “A nossa gestão tem por objetivo lidar muito bem com nossos clientes, que são os associados. É fortalecer esse relacionamento entre os empresários da cidade de Dourados e a ACED, trazendo assim, muito mais possibilidade de resultados. Não tem como fazer isso se não for por uma boa gestão e a gestão parte, principalmente, da mensuração de resultados. Peter Drucker, o papa da administração moderna, diz: se você não pode medir, você não pode controlar, se você não pode controlar você não pode gerenciar”, afirma.
Na cerimônia também foram entregues homenagens e moções, além de contar com a presença de representantes de forças de segurança, sindicatos, de quase todos os vereadores de Dourados, do prefeito Marçal Filho, o vice-governador Barbosinha, do presidente da Federação das Associações Empresariais do Mato Grosso do Sul (Faems), Alfredo Zamlutti Junior e dos deputados estaduais Lia Nogueira, Zé Teixeira, Renato Câmara e Neno Razuk.
O novo presidente, Everaldo Leite Dias, reforçou a importância da parceria entre o poder público e o comércio e reforçou seu compromisso em apoiar o associativismo e o empresariado local.
“Existe um dito popular que todo brasileiro conhece: ‘Se ficar o bicho come; se correr o bicho pega’, mas o professor Mario Sergio Cortella traz um outro ponto: ‘Se juntar, o bicho foge!’. Isso resume o espírito do associativismo. Convido todos a abraçarem este novo ciclo, porque se permanecer isolado, o empresário pode ser engolido pela complexidade dos tempos atuais. Se tentarmos correr sozinhos, o desgaste será imenso. Mas se continuarmos juntos — ACED e associados, poder público e iniciativa privada — podemos transformar obstáculos em oportunidades e fazer de Dourados um polo cada vez mais vibrante e competitivo”, afirma.
Confira a composição da nova diretoria
Diretoria Executiva:
Presidente: Everaldo Leite Dias
1º Vice-Presidente: Nelson Eduardo Hoff Brait
2º Vice-Presidente: Flavio Donizete Delgado
1º Secretário: Taiguara Onishi Fernandes
2º Secretário: Cesar Augusto Scheide
1º Tesoureiro: Cleriston José Recalcatti
2º Tesoureiro: Lídio Guerra
Diretor de Comércio: Claricio Salazar Filho
Diretor de Indústria: Fabio Shaen de Souza
Diretor Institucional: Ivander Sálvio Scarpetta
Conselho Fiscal:
Relator: Evandro Souza Albertini
1º Secretário: Sidney Vargas de Oliveira
2º Secretário: Mario Akatsuka
Vogal: José Roberto Ribeiro Pinto Junior
Suplente: Giancarlo Telo
Conselho Consultivo:
Paulo Roberto Campione
Nilson Aparecido dos Santos
Elizabeth Rocha Salomão
Antônio Luiz Nogueira
Francisco Eduardo Custódio
Antônio Freire
Fonte: Assessoria ACED