No próximo sábado (5 de julho), haverá o Dia E, um esforço coordenado, com a realização simultânea de cirurgias eletivas, consultas, exames diagnósticos e procedimentos terapêuticos no Hospital Universitário da Universidade Federal da Grande Dourados (HU-UFGD).
Serão oferecidos 74 procedimentos, sendo 30 procedimentos cirúrgicos, 30 consultas ambulatoriais, 10 ultrassonografias gerais (abdome), 10 ultrassonografias gerais de articulação, 16 EDA (endoscopia digestiva alta), duas 2 colonoscopias e seis EGGs.
Nos 45 hospitais universitários federais da Rede Ebserh, em todas as regiões do país, os mutirões preveem cerca de 9.500 procedimentos, distribuídos entre 1.000 cirurgias, 1.300 consultas e 7.200 exames em diversas especialidades como cardiologia, ortopedia, oftalmologia e saúde da mulher, dentre outras.
São mais de 2 mil profissionais envolvidos nos procedimentos, incluindo residentes, médicos, enfermeiros, técnicos de enfermagem, professores e demais especialistas.
O Dia E faz parte do projeto Ebserh em Ação 2025, da Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh), estatal vinculada ao Ministério da Educação (MEC).
Trata-se de uma iniciativa estratégica do Governo Federal com o objetivo de ampliar o acesso da população brasileira a cirurgias eletivas, procedimentos diagnósticos e terapêuticos em todo o país.
Fonte: Dourados News