A Influenza continua fazendo vítimas em Mato Grosso do Sul e o número de mortes – que já é a maior desde o início do acompanhamento no Estado – já chega a 167. Só na última semana, foram cinco pessoas.
Os dados constam em boletim epidemiológico publicado na sexta-feira (4/7) pela SES (Secretaria de Estado de Saúde).
Todas foram vítimas de H1N1, possuíam comorbidades relatadas e idade entre 67 e 92 anos. Elas residiam em Ivinhema, Naviraí, Sidrolândia, Nova Andradina e Três Lagoas.
Em Mato Grosso do Sul, ocorreram até o momento 6.142 notificações de SRAG (Síndrome Respiratória Aguda Grave), com 1.002 delas confirmadas para a Influenza – 986 de Influenza A e 16 de Influenza B, além dos 167 óbitos.
Já no município de Dourados, o boletim epidemiológico mostra 83 pessoas internadas com Influenza A, divididas em H1N1 (48 pacientes) e não subtipada (35), enquanto quatro possuem a ‘B’, além de 16 mortes registradas na cidade desde o início do ano.
Prevenção

2025 é o ano mais letal para a Influenza em MS
Imunizar-se continua sendo a melhor forma de prevenção contra a gripe e, em Dourados, a administração municipal disponibiliza doses em todos os postos de saúde.
A vacina é encontrada de gratuita nas unidades de segunda a sexta-feira, das 7h às 11h e das 13h às 17h.
O Pronto Atendimento Médico (PAM) atende das 6h às 18h nos dias de semana e em sistema de plantão aos fins de semana, entre 7h e 17h.
Fonte: Adriano Moretto/Dourados News