16.8 C
Dourados
terça-feira, 8 de julho de 2025

HU-UFGD disponibiliza atendimento em coloproctologia pelo SUS

Com o objetivo de reduzir a fila de espera por atendimentos clínicos e cirúrgicos, o Hospital Universitário da Universidade Federal da Grande Dourados (HU-UFGD), vinculado à Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh), retomou os atendimentos na especialidade de Coloproctologia. A reativação do serviço representa um avanço significativo na assistência especializada dos pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS) e na formação prática de estudantes e residentes da instituição.

A Coloproctologia é a especialidade médica responsável pelo diagnóstico e tratamento de doenças do intestino grosso, reto e ânus. Entre as condições atendidas pelo serviço estão: hemorroidas, fissuras anais, fístulas, síndrome do intestino irritável, doença de Crohn, entre outras. O atendimento no hospital é realizado pela médica coloproctologista Débora Tagliari.

Desde a reativação do serviço, já foram realizadas 75 consultas ambulatoriais. Em relação aos procedimentos cirúrgicos, foram realizadas quatro cirurgias apenas no mês de junho. A marcação de consultas com a especialista ocorre exclusivamente por meio do Sistema Nacional de Regulação (SISREG), a partir de encaminhamentos realizados pelas Unidades Básicas de Saúde ou pela Secretaria Municipal de Saúde do município de residência do paciente.

A retomada da especialidade representa um ganho significativo para os usuários do SUS. “As consultas ambulatoriais voltaram a ser realizadas por volta de abril e, devido à necessidade de preparo dos pacientes, os procedimentos cirúrgicos foram retomados em junho. É um serviço essencial para os usuários do SUS, pois pode melhorar significativamente a qualidade de vida dos pacientes e, em alguns casos, proporcionar a cura total de doenças relacionadas à especialidade, seja por meio de tratamento clínico ou cirúrgico”, explicou Tiago Amador Correia, Gerente de Atenção à Saúde.

Ele também destacou o impacto positivo na formação profissional na área da saúde. “A reativação da Coloproctologia é de grande relevância para o ensino, pois permite que acadêmicos de Medicina, residentes de Cirurgia Geral e estudantes da equipe multidisciplinar tenham maior contato com as patologias e os tratamentos específicos da especialidade, ampliando sua vivência prática. ”

Fonte: Dourados News

Leia também

Últimas Notícias