25.8 C
Dourados
terça-feira, 8 de julho de 2025

Prefeitura e Sebrae debatem Programa Cidade Inteligente com secretarias municipais

Programa Cidade Inteligente, desenvolvido pela Itaipu Parquetec, está avançando em Dourados através da parceria do Serviço Brasileiro de Apoio à Micro e Pequena Empresa com a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Inovação

Representantes da Prefeitura de Dourados e do  Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) debateram na manhã desta terça-feira (8) etapas do Programa Cidade Inteligente, que será lançado oficialmente nas próximas semanas no segundo maior município de Mato Grosso do Sul. A ação desenvolvida juntamente com o a Itaipu Parquetec  é sustentada em um ecossistema de inovação que integra entidades como instituições de ensino, empresas e órgãos governamentais para facilitar a vida do cidadão.

O Sebrae tem trabalhado na iniciativa e a Prefeitura de Dourados, por meio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Inovação (Semdes) busca, em parceria com a instituição e com a Itaipu, implementar a ação que prioriza a modernização da gestão pública, a ampliação dos serviços digitais e a construção de uma cidade mais conectada e eficiente.

Para o secretário de Desenvolvimento Econômico, Antônio Freire, a inovação ajudará a identificar as demandas existentes em vários eixos em Dourados e vai ajudar não somente na interação de forma prática com a gestão, mas nos direcionamentos futuros para uma cidade mais desenvolvida. “Vai ser uma ferramenta para entender o que o cidadão espera na saúde, educação, transporte, moradia e isso não só vai conectar o douradense com a gestão, mas auxiliar nos processos internos da gestão para conduzir ações efetivas”, explicou.

A consultora de Inovação do Sebrae, Flávia Rosa dos Santos, cita que pesquisas foram feitas junto a população e um plano de ações foi traçado e será apresentado ao prefeito Marçal Filho dentro do objetivo principal de encaminhamentos que contribuam em melhor qualidade de vida em um todo. “A partir do estudo, cada secretário pode fazer um olhar aprofundado do que é apontado pela pesquisa que está diretamente ligado à sua Pasta, à sua Secretaria, e aí ele ter ações de mitigação dessas demandas”, ressaltou.

Flávia dos Santos explicou ainda que “Dourados já têm iniciativas que a classificam no caminho de uma cidade inteligente e que a ação vem para agregar”. Outro ponto destacado por ela é a soma de ações para que “Dourados atinja melhores patamares de desenvolvimento, não só econômico, mas de desenvolvimento no sentido da inovação”. A perspectiva é que em breve, o programa esteja disponível no site da prefeitura para uso do cidadão e dos gestores. 

CIDADES INTELIGENTES

Cidades Inteligentes são espaços que aliam aspectos tecnológicos com práticas sustentáveis em prol da melhoria da qualidade de vida da sociedade, visando oferecer bem estar e conforto ao cidadão.O programa está alinhado com os direcionamentos do Sebrae, buscando apoiar o fortalecimento do desenvolvimento local.

O Itaipu Parquetec, parceiro da ação, atua em Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação buscando soluções tecnológicas, oferecendo assessoramento à implementação de projetos na temática de Cidades Inteligentes, além da geração e atração de novos negócios e desenvolvimento de startups vinculadas às temáticas: Mobilidade, Acessibilidade, Meio Ambiente, Saúde, Segurança, Educação, Economia, Energia, Governança, Empreendedorismo e Novos Negócios, entre outros.

Fonte: Assecom Prefeitura

Leia também

Últimas Notícias