Melhorar as condições de trabalho dos servidores e, consequentemente o atendimento à população, tem sido busca constante da gestão Marçal Filho, desde o primeiro dia de governo. Nesta segunda-feira (14), o prefeito esteve na Unidade Básica de Saúde Jaguapiru I, na Reserva Indígena de Dourados, onde estão sendo instalado aparelhos de ar condicionado, colocando fim a uma espera de 4 anos.
Acompanhado da coordenadora especial dos Assuntos Indígenas, Sandra Rossati, Marçal acompanhou a instalação dos novos aparelhos, vistoriou todas as instalações da unidade de saúde e conversou com os funcionários e pessoas que aguardavam atendimento.
Os equipamentos são instalados nas salas de enfermagem, sala da nutricionista e, principalmente, na sala de vacina. “Com isso, garantimos o armazenamento adequado das vacinas e mais conforto para os profissionais que aqui trabalham e também para a população”, comentou o prefeito. “Cuidar bem da nossa gente é compromisso”, completou.
A coordenadora da UBS, Sandra Rossati, revelou que há quatro anos vinha solicitando a instalação de novos aparelhos na unidade, sem sucesso. “Agora, finalmente, com o prefeito Marçal a situação já apresenta melhora”, atesta, lembrando que os aparelhos foram adquiridos pelo Distrito Sanitário Especial Indígena (DSEI) há quase dois anos e, no entanto, a gestão anterior não providenciou a instalação, “apesar dos insistentes pedidos, vários ofícios encaminhados”.
Marçal aproveitou a passagem pela Reserva Indígena para falar aos funcionários da unidade de saúde das ações de governo. “Assumimos a prefeitura com muitas deficiências e, desde o primeiro dia, temos trabalhado para equacionar os problemas”, falou, citando, na área de saúde, a posse de médicos e demais profissionais para melhorar o atendimento à população. “Estamos lutando para que todos os postos de saúde tenham especialistas médicos. O processo é demorado, mas vai acontecer”, ressaltou.
O prefeito reafirmou que a comunidade indígena terá tratamento digno da administração municipal. “É como se fosse um grande bairro de Dourados. Aqui vivem 22 mil cidadãos e todos merecem atenção do poder público”, mencionou, lembrando que apesar de parte significativa da reserva pertencer ao município vizinho de Itaporã é a prefeitura de Dourados que assume, sozinha, as demandas daquela comunidade.
A presença do prefeito na UBS Jaguapiru foi celebrada por servidores e usuários. O técnico de enfermagem Rozimar R. Faustino disse que “é uma vitória da nossa comunidade a visita do prefeito; os outros nunca vinham aqui saber das nossas necessidades, que não são poucas”. Ângela Gonçalves, moradora da Aldeia Jaguapiru, se disse surpresa com a presença do prefeito. “Muito bom saber que ele está aqui, dando atenção pra nós”, resumiu.
Fonte: Assecom Prefeitura