28.6 C
Dourados
quarta-feira, 16 de julho de 2025

Quarta-feira será de sol forte e baixa umidade em MS; frente fria avança no fim da semana

Esta quarta-feira (16) será marcada por tempo firme e ensolarado em todo o Mato Grosso do Sul, com predomínio de sol e poucas nuvens. A condição meteorológica é resultado da atuação de um sistema de alta pressão atmosférica, que inibe a formação de nuvens e impede a ocorrência de chuvas em todas as regiões do Estado.

Com o ar seco, grandes amplitudes térmicas são esperadas ao longo do dia, ou seja, as temperaturas variam bastante entre a manhã e a tarde — podendo ultrapassar os 20 °C de diferença. As manhãs seguem amenas, mas as tardes devem ser quentes em praticamente todo o território sul-mato-grossense.

Baixa umidade e alerta para incêndios

O destaque negativo do dia será a umidade relativa do ar, que deve cair para índices entre 15% e 30% durante a tarde, configurando um estado de alerta para o tempo seco, segundo as autoridades meteorológicas. Em situações como essa, é importante:

  • Redobrar a hidratação, principalmente de crianças e idosos;
  • Evitar exposição prolongada ao sol nas horas mais quentes do dia;
  • Não praticar queimadas, pois o cenário favorece incêndios florestais, especialmente em áreas de vegetação seca.

Em Campo Grande, a previsão indica mínimas entre 10°C e 15°C, e máximas entre 23°C e 26°C. Os ventos devem soprar do sul, com intensidade entre 40 km/h e 60 km/h, e há possibilidade de rajadas acima de 60 km/h em algumas localidades.

Temperaturas em outras cidades

  • Dourados: mínimas entre 14°C e 17°C, máximas entre 26°C e 29°C.
  • Corumbá: manhãs com 13°C a 20°C, tardes de até 33°C.
  • Três Lagoas: mínimas entre 13°C e 16°C, máximas de 28°C a 31°C.

Mudança no tempo com chegada de frente fria

O tempo firme começa a mudar a partir da noite de quarta-feira, com a chegada de uma nova frente fria que avança pelo Estado entre quinta (17) e sexta-feira (18). O sistema frontal deve aumentar a nebulosidade e provocar pancadas de chuva isoladas, especialmente nas regiões sudoeste e sudeste.

Fonte: EnfoqueMS

Leia também

Últimas Notícias