Dourados será contemplada com duas creches nas comunidades indígenas Bororó e Jaguapiru, situadas na maior reserva indígena urbana do país. As unidades foram viabilizadas por meio da articulação do deputado federal Geraldo Resende, como parte do PAC Indígena 2025, lançado nesta quinta-feira (24), pelo presidente da República, Luís Inácio Lula da Silva, em evento realizado em Minas Novas (MG).
As conquistas das creches são fruto de dois anos de trabalho do parlamentar, em parceria com o então secretário estadual de Educação Hélio Queiroz Daher. Geraldo também levou a secretária Zara Figueiredo, da SECADI, para visitar as aldeias e compreender de perto a necessidade das obras.
Em todo o país, com investimentos que variam de R$ 4,3 milhões a R$ 6 milhões, dependendo da região do país, as creches seguem o modelo Proinfância e terão capacidade para até 188 crianças em dois turnos ou 94 em período integral.
Cada unidade contará com salas de aula (entre cinco e oito), biblioteca, sala de múltiplo uso, fraldários, sanitários infantis, cozinha, refeitório, lavanderia, lactário, sala de amamentação e espaço administrativo. No Brasil, serão construídas 117 creches em aldeias indígenas e outras 48 em territórios quilombolas.
“Estou muito feliz, pois é mais uma ação do nosso mandato que caminha na direção do compromisso que fiz com os eleitores de meu Estado, principalmente com as comunidades indígenas, quilombolas e outros setores mais vulneráveis da sociedade”, salienta Geraldo Resende.
“Estas unidades, lançadas pelo governo federal para aldeias de todo o país, possibilitarão atender um grande anseio das mães que precisam trabalhar e terão um local seguro e digno para deixar suas crianças”, destacou Geraldo Resende. “Estas creches fazem valer o nosso mandato”, conclui.
Fonte: Dourados News