14.9 C
Dourados
quinta-feira, 31 de julho de 2025

Doações de sangue aumentam, mas não atingem meta diária para manter estoque regular

O Jornal Dourados News conversou nesta quarta-feira, dia 30 de julho, penúltimo dia do mês, com a equipe do Hemosul de Dourados, que reforçou a importância da doação de sangue regular para manter o atendimento seguro aos hospitais da região.

Segundo a coordenação, durante todo o mês de junho foram registrados 883 doadores aptos. Em julho, até esta quarta-feira, já são cerca de 910 doadores. Apesar do aumento, o número ideal para manter os estoques em níveis seguros seria de aproximadamente 1.200 doações por mês, ou seja, uma média de 60 por dia.

Doações de sangue aumentam, mas não atingem meta diária para manter estoque regular

Hoje o Hemosul de Dourados informou à reportagem que a tipagem sanguínea que está com maior necessidade de reposição é o tipo O positivo, reforçando o apelo para que doadores com esse fator compareçam à unidade nos próximos dias.

VALIDADE DAS PLAQUETAS

Importante ressaltar que a unidade atende 19 hospitais, tanto da cidade de Dourados quanto da região, o que exige uma reposição constante dos hemocomponentes. Entre os principais motivos para a necessidade de doações diárias está a validade das plaquetas, que é de apenas cinco dias. Por isso, a mobilização de voluntários deve ocorrer de forma contínua.

Doações de sangue aumentam, mas não atingem meta diária para manter estoque regular

Além das ações de mídia e campanhas institucionais, o Hemosul destaca que pedidos de familiares de pacientes também contribuem significativamente para a sensibilização de doadores, especialmente em casos mais urgentes.

HORÁRIO ESPECIAL

A próxima oportunidade de atendimento em horário especial será no sábado, dia 30 de agosto, das 7h às 12h. Já o atendimento regular ocorre nas segundas, quartas e sextas-feiras, das 7h às 12h30, e nas terças e quintas-feiras, das 7h às 11h30 e das 13h às 17h.

QUEM PODE DOAR?

Para doar, é necessário estar em boas condições de saúde, pesar no mínimo 51 quilos e ter entre 16 e 69 anos – menores de idade devem estar acompanhados de um responsável legal ou apresentar autorização. É preciso estar alimentado, evitando alimentos gordurosos antes da doação, e apresentar um documento oficial com foto.

Homens podem doar até quatro vezes ao ano, com intervalo mínimo de dois meses entre as doações. Mulheres podem doar até três vezes por ano, com intervalo de três meses.

Doações de sangue aumentam, mas não atingem meta diária para manter estoque regular

ENDEREÇO

A unidade do Hemosul fica na Rua Oliveira Marques, 2535, Jardim Tropical, próximo ao Hospital da Vida. Mais informações podem ser obtidas pelos telefones (67) 3424-0400 ou (67) 98163-0863 (WhatsApp).

Fonte: Charles Aparecido/Dourados News

Leia também

Últimas Notícias