Diversos países ao longo do Oceano Pacífico foram atingidos por ondas do tsunami causado pelo terremoto de magnitude 8,8 na costa da Rússia. O tremor foi sentido na manhã desta quarta-feira (30), pelo horário local (noite de terça-feira no Brasil).
- Este foi o terremoto mais forte desde o que destruiu Fukushima, no Japão, em 2011.
- O maior impacto foi sentido no extremo leste da Rússia. Imagens mostram estruturas do porto Severo-Kurilsk, no sul da península Kamtchatka, sendo arrastadas pela água.
O tremor foi tão grande que países como Japão, Estados Unidos, México e Chile emitiram alertas para as ondas. As medidas incluíram evacuações em massa, suspensão de atividades marítimas e recomendações de não aproximação das áreas costeiras.
- A agência meteorológica do Japão rebaixou os alertas de tsunami para boa parte do arquipélago. O norte do país, no entanto, permanece no nível máximo de aviso.
- O tsunami chegou à costa do Havaí com amplitude de 1,74 metro em relação ao nível normal do mar. Segundo o Escritório de Emergências de Oahu, não houve relatos de grandes danos.
- A região norte da Califórnia, nos EUA, observou um tsunami com ondas de até 1,1 metro. Também não há relatos de danos até o momento.
Veja os países que emitiram alerta
- Rússia (principalmente Península de Kamchatka e Ilhas Curilas)
- Japão (várias prefeituras costeiras incluindo Hokkaido, Kanagawa e Wakayama)
- Estados Unidos (Havaí, Alasca, costa oeste incluindo Oregon, Washington e Califórnia)
- México
- Guatemala (com risco avaliado como baixo)
- Equador (incluindo as Ilhas Galápagos)
- Peru
- Chile
- Países da América Central com costa no Pacífico
Fonte: g1