O fim de semana em Dourados promete ser quente e seco, segundo aponta a previsão do tempo. O município encontra-se durante todo este sábado (2/8) em alerta de baixa umidade com grau de severidade de ‘perigo potencial’ emitido pelo Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia).
Em meio ao calorão, o Instituto também já coloca a maior e mais populosa cidade do interior sul-mato-grossense em faixa de outro aviso, o de tempestade, começando a valer a partir de segunda-feira (4/8).
A máxima prevista para hoje é de 35ºC, segundo o Inmet. No domingo também há previsão de calor com as temperaturas variando entre 21ºC e 35ºC e céu encoberto por nuvens.
Já na segunda-feira, quando começa a valer o alerta, existe probabilidade de pancadas de chuvas e trovoadas isoladas durante todo o dia, os termômetros apresentam queda. A mínima prevista é de 16ºC e a máxima não passa dos 27ºC.
Na terça-feira o clima será ameno, variação entre 15ºC e 29ºC ao longo do dia. Não há previsão de precipitação pluviométrica nesse dia.
Alertas
Para hoje, o Inmet coloca Dourados em alerta de baixa umidade relativa do ar. O aviso teve início às 9h e segue até 20h.
Neste período, existe chances da umidade atingir 20%.
A recomendação dos órgãos de saúde é para manter-se hidratado e evitar exposição ao sol e desgaste físico nas horas mais quentes e secas.
Já na segunda-feira (4/8) começa a valer entre a meia-noite e às 23h59, o alerta com ‘perigo potencial’ de tempestade, com possibilidades de chuvas entre 20 e 30 milímetros por hora ou até 50 milímetros ao dia.
O Instituto também cita possibilidade de ventos intensos que podem chegar a 60km/h e queda de granizo.
Como forma de prevenção, é recomendado não se abrigar sob árvores e não estacionar próximo a torres de transmissão e placas de propaganda, além de retirada de aparelhos eletrônicos das tomadas.
Fonte: Dourados News