Um idoso procurou a Delegacia de Pronto Atendimento Comunitário (Depac) nesta terça-feira (5) para registrar um boletim de ocorrência por estelionato. Ele relata que foi vítima de um golpe após realizar uma compra em uma loja de varejo, em Dourados.
Conforme o relato, a vítima foi até a loja para adquirir uma cama box. Durante o atendimento, o vendedor responsável pelo atendimento teria solicitado que fosse tirada uma foto, sem esclarecer a finalidade da imagem. O idoso, acreditando se tratar de um procedimento padrão da compra, aceitou.
Ainda no mesmo dia, o consumidor recebeu uma mensagem de texto (SMS) informando sobre a emissão de um cartão de crédito. Na ocasião, ele acreditou se tratar de uma notificação referente à compra que havia acabado de fazer. No entanto, ao verificar o aplicativo do banco Itaú no último sábado (3), descobriu que havia sido emitido um cartão, já com diversas compras realizadas.
Entre os lançamentos, constavam compras de R$ 6.500,00 em 10 parcelas, R$ 1.200,00 em 10 parcelas e R$ 232,00 em 5 parcelas, além de uma fatura em aberto no valor de R$ 828,40, com vencimento para 7 de agosto.
O consumidor voltou à loja onde realizou a compra e conversou com o mesmo vendedor, que teria minimizado o caso e atribuído os lançamentos a um erro bancário, dizendo que os valores “sumiriam”. Entretanto, o idoso procurou outra unidade da mesma rede, onde foi orientado a retornar à loja da compra e conversar diretamente com a gerência.
Na presença do gerente, ao ser questionado sobre a senha do cartão, o idoso afirmou que não possuía senha nem havia solicitado qualquer cartão de crédito. A equipe então realizou a contestação das compras, bloqueou o cartão e pediu que ele retornasse em cinco dias úteis para acompanhar o andamento da análise do cancelamento.
O caso foi registrado na Depac como estelionato contra idoso, e a vítima compareceu à delegacia acompanhada de seu advogado. A Polícia Civil deve apurar as circunstâncias do ocorrido.
Fonte: Dourados News