A Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS) realiza, no próximo sábado (16/08), a 10ª edição do Arraiá da UEMS Dourados. O evento será a partir das 17h, na Praça Antônio João, no centro da cidade, com entrada gratuita. Consolidado como um espaço de integração entre a universidade e a comunidade douradense, o Arraiá chega a 2025 com uma programação repleta de música, dança e cultura popular.
Entre as atrações, estão as apresentações musicais do Grupo Terra Seca e do cantor Arthur Vilalva, que prometem animar o público com um repertório variado. Também se apresentam as bandas Meifio (formada por alunos e alunas da UEMS) e Regional Band (composta por servidores da instituição). A programação inclui ainda apresentações de quadrilhas juninas da Escola Estadual Floriana Lopes e da própria UEMS, além de show de prêmios e premiação das barracas participantes.
O Arraiá contará também com a II Feira Multicultural da UEMS, que reunirá barracas de comidas típicas e manifestações artísticas, valorizando a cultura popular e a diversidade regional. A feira terá exposições e vendas de artes visuais, artesanato, brechós, intervenções e performances artísticas. As inscrições para expositores e expositoras foram encerradas no dia 10 de agosto.
Promovido pela Pró-Reitoria de Extensão, Cultura e Assuntos Comunitários (PROEC), em parceria com a Pró-Reitoria de Ações Afirmativas, Equidade e Permanência Estudantil (PROAFE) e outros setores da instituição, o Arraiá da UEMS reforça o compromisso da universidade em fortalecer os laços com a comunidade, oferecendo opções culturais e gastronômicas para todas as idades.

Para a pró-reitora, profa. Dra. Erika Ferri, responsável pela PROEC, o evento institucional “representa uma ação de extensão universitária com foco na valorização da cultura popular e na promoção do diálogo entre universidade e sociedade, sendo realizado anualmente e já consolidado como importante instrumento de fortalecimento dos vínculos sociais, culturais e acadêmicos da instituição com a comunidade local”.
Ela complementa que o Arraiá UEMS em Dourados, em sua 10ª edição, reforça o compromisso da universidade com a democratização da cultura e a valorização das identidades regionais. “O evento também fortalece o pertencimento institucional, evidenciando o papel da UEMS como agente ativo no desenvolvimento humano, cultural e social de Mato Grosso do Sul”, finaliza Erika.


Fonte: Wender Carbonari/UEMS