O prefeito Marçal Filho assinou nesta segunda-feira (18), ao lado do vice-governador Jose Carlos Barbosinha, da diretora-presidente da Agência Estadual de Habitação Popular de Mato Grosso do Sul (Agehab), Maria do Carmo Avesani Lopez, do diretor-presidente da Agência Municipal de Habitação e Interesse Social de Dourados, Eder Felipe Souza, dos deputados estaduais Renato Câmara e Mara Caseiro e de 19 dos 21 vereadores, a ordem de serviço de serviços para início das obras de construção de 198 moradias populares através do Fundo de Arrendamento Residencial (FAR) em Dourados.
Durante a solenidade, o prefeito falou sobre o resgate da política habitacional do município, que ficou um longo período em inatividade. “Quero ampliar a frase que o deputado Renato Câmara disse ao discursar, que quem casa quer casa”, iniciou Marçal Filho. “Quem não casa também quer casa, porque hoje aumentou muito o número de casas onde o chefe de família é a mulher, mãe solos que cuidam dos seus filhos sozinhas, que dão conta do recado”, destacou. “E essa é uma das prioridades colocadas pela lei, para que todo programa habitacional tenha, em primeiro lugar, na seleção das pessoas, que as mães solo possam ter esse benefício, porque elas é que trabalham fora, elas que trabalham em casa, elas que cuidam dos filhos, elas que precisam ter um lar para chamar de seu”, completou o prefeito.
Marçal Filho também enalteceu o empenho da diretora-presidente da Agehab Estadual, a quem chamou de madrinha da habitação. “Já falaram tantas coisas a respeito dela (Maria do Carmo) de forma técnica, mas eu diria mais, falaria do tamanho do coração, do gigantesco coração que ela tem, quando brilham os olhos dela vendo alguém receber uma casa, uma moradia, tudo isso pelo trabalho que ela realiza”, enfatizou o prefeito. “Mas também não posso deixar de destacar a presença dos nossos vereadores e ressaltar que todos os projetos passam pelo Poder Legislativo, passam pela Câmara Municipal e nós precisamos sempre desse apoio dos nossos parlamentares”, completou.
Na sequência, Marçal Filho falou sobre o trabalho que está sendo realizado pela Agência Municipal de Habitação de Dourados. “Eu sempre afirmo que ninguém faz nada sozinho, de forma que temos que valorizar a nossa equipe, então gostaria que vocês aplaudissem esse cara (Eder, presidente da Agehab) porque ele faz a diferença, além do conhecimento técnico que ele possui ele possui, tem uma grande sensibilidade, um grande coração tanto que ele faz essa interlocução com os nossos movimentos sociais que são muito importantes”, ressaltou Marçal Filho.
O prefeito também falou sobre as dificuldades que o município têm que superar para fazer frente as despesas. “Cortamos gastos, cortamos contratações de pessoas, cortamos diárias, cortamos uma série de coisas e venho fazendo isso desde meio de janeiro porque nós pegamos, infelizmente, uma administração com muitos problemas”, pontuou. “Os desafios são enormes, mas eu digo para vocês, todos os meus dias são dedicados a isso, desde quando eu me levanto, faço uma oração antes de ir ao meu gabinete ou em algum lugar, ou vou anunciar uma obra, ou vou acompanhar um serviço, porque eu, quando aceitei o desafio de ser candidato a prefeito e fui eleito, tomei posse com o compromisso de construir uma cidade melhor para todos”, completou.
A região favorecida da cidade, uma das que mais tem crescido, também foi destacada pelo chefe do Executivo na oportunidade, que inclusive reforçou sobre o fato que o local já conta com asfalto, com iluminação pública e lâmpadas de LED. “A área que escolhi para as pessoas que mais precisam morarem não foi em cima de um lixão, não foi em terrenos baratos, não vou colocar essas pessoas em terrenos onde as pessoas vivem de forma indigna, nós escolhemos a melhor área”, enfatizou o prefeito.
O recente programa de ‘desfavelização’, no Santa Fé, da prefeitura também foi recordado por Marçal Filho na ação. “Naquela região estamos com programa de desfavelização inédito e as pessoas vão ficar lá, lá onde elas têm histórias e querem continuar naquele lugar, e elas vão continuar, mas só que é o seguinte, de casa nova, de casa decente, de iluminação, de asfalto, de esgoto, nós vamos fazer isso para 100 famílias lá no Santa Fé”, frisou.
Outro ponto destacado pelo prefeito é que todos os processos passam por criteriosas avaliações da administração e que as famílias selecionadas serão as que estão dentro dos critérios estabelecidos por lei. Neste contexto, ele citou sobre a esperança de contemplar quem realmente precisa. “Espero que quem for selecionado, possa realmente valorizar o seu lugar, não vender a sua casa, morar ali, ali constituir a sua família, ampliar a sua casa, fazer dali a sua história e deixar um legado para os seus filhos, para os seus netos”, disse.
Ao finalizar, Marçal reforçou sobre a união de esforços para que Dourados avance na questão habitacional. “O Governo do Estado aqui, através de seus representantes, o governo federal, através dos nossos deputados federais e senadores, que estão viabilizando isso aqui”, destacou. “Essa parceria entre a prefeitura, os órgãos federais, a iniciativa privada, aqui também está a Gianni Nogueira, minha vice enfim, quem quiser ajudar a Dourados, sempre será bem-vindo aqui”, finalizou.

Fonte: Assecom Prefeitura