36.7 C
Dourados
sexta-feira, 22 de agosto de 2025

The Lancet: estudo comprova que vacina contra dengue é eficaz e reduz hospitalizações

Pesquisa da Fiocruz e da UFMS, baseada em mais de 92 mil testes, confirma a eficácia da vacina contra a dengue durante a epidemia de 2024 e reforça a importância da imunização em áreas de alta transmissão.

Uma pesquisa conduzida pela Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) em parceria com a Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS) avaliou a eficácia da vacina contra a dengue em adolescentes durante o surto da doença no Brasil em 2024. Segundo o Ministério da Saúde, a epidemia resultou em mais de 6 mil mortes no país.

O estudo, publicado na revista científica The Lancet, mostrou que a vacina teve impacto significativo na redução de sintomas e hospitalizações.

Os principais resultados apontam que:

  • Após a primeira dose, 67,5% dos adolescentes não precisaram de hospitalização;
  • 50% dos vacinados não apresentaram sintomas da doença;
  • A proteção diminui após 90 dias da primeira dose, o que reforça a importância de completar o esquema vacinal;
  • A eficácia geral da vacina subiu para 61,7% entre aqueles que receberam as duas doses.

A análise foi realizada com base em mais de 92 mil testes aplicados em adolescentes no estado de São Paulo, faixa etária alvo da vacinação. O estudo confirmou que a vacina é eficaz contra os sorotipos 1 e 2 do vírus da dengue — os mais comuns durante a epidemia de 2024.

Segundo os pesquisadores, os dados são fundamentais para orientar estratégias de vacinação no Brasil e em outros países, especialmente em regiões com alta taxa de transmissão, onde ações rápidas e eficazes são essenciais.

Para o infectologista da Fiocruz, Júlio Croda, os impactos sociais e econômicos da dengue também devem ser considerados.

“A dengue é uma doença que leva muitas pessoas a procurarem as unidades de atendimento e se afastarem do trabalho. Então, o custo laboral dessas pessoas e dos seus familiares afastados, eventualmente crianças, é enorme. O custo para o brasil é importante e medidas de prevenção são essenciais”, afirma.

A vacina contra a dengue foi aprovada em 2023 pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) para pessoas de 4 a 60 anos. Sua aplicação no Sistema Único de Saúde (SUS) teve início com foco em adolescentes de 10 a 14 anos, grupo considerado prioritário pelas autoridades de saúde.

A pesquisa contou com apoio do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e com a colaboração de instituições internacionais como as universidades de Yale, Johns Hopkins e Emory.

Fonte: Nadine Lopes, g1 MS

Leia também

Últimas Notícias