Motoristas que possuem veículos com placas terminadas em 7 e 8 têm até sexta-feira (29) para quitar o licenciamento anual, alerta o Detran-MS (Departamento Estadual de Trânsito). O documento, que deixou de ser enviado pelos Correios, deve ser emitido de forma digital ou presencialmente nas agências do órgão.
O não pagamento dentro do prazo sujeita o condutor a multa de R$ 293,47, perda de sete pontos na CNH e até mesmo à remoção do veículo. Para gerar a guia de pagamento, é necessário estar com o IPVA totalmente quitado, incluindo parcelas em aberto.
Segundo o Detran, a mudança para o modelo digital busca maior praticidade, redução de custos e adesão às políticas de modernização e sustentabilidade do Estado. Dados do órgão mostram que menos de 10% das guias enviadas pelos Correios eram pagas, enquanto mais da metade dos condutores já utiliza o portal Meu Detran para quitar o documento.
A guia pode ser gerada pelo site meudetran.ms.gov.br, pelo aplicativo “Detran MS” ou ainda pelo WhatsApp da assistente virtual Glória, no número (67) 3368-0500.
O calendário de 2025 segue com veículos de placa final 9 em setembro e 0 em outubro. Já os proprietários de carros com final 3, que enfrentaram problemas técnicos na emissão em maio, terão prazo prorrogado também para setembro.
Fonte: EnfoqueMS