27.3 C
Dourados
quinta-feira, 28 de agosto de 2025

Número de suicídios em Dourados supera homicídios

O número de suicídios registrados em Dourados neste ano de 2025 já supera a quantidade de homicídios, segundo dados da Secretaria Estadual de Justiça e Segurança Pública (Sejusp). De janeiro até agosto, foram contabilizados 28 casos de suicídio contra 17 homicídios na segunda maior cidade de Mato Grosso do Sul.

De acordo com as estatísticas, os registros de suicídio estão distribuídos ao longo dos oito primeiros meses do ano: Janeiro: 5 casos;  Fevereiro: 4 casos; Março: 2 casos, Abril: 2 casos; Maio: 4 casos; Junho: 3 casos; Julho: 6 casos; e Agosto: 2 casos. 

Apesar de a Sejusp não divulgar o perfil detalhado das vítimas, os jovens aparecem entre os mais afetados, segundo análises de especialistas.

Cenário estadual

Em todo o Mato Grosso do Sul, foram registrados 211 suicídios de janeiro a agosto de 2025, contra 236 homicídios no mesmo período. Entre os municípios com mais casos, Campo Grande lidera com 50 registros, seguido de Dourados, com 28, Três Lagoas (11), Amambai (7), Ponta Porã (5).

O estado tem enfrentado um aumento significativo nas estatísticas. De acordo com o Anuário Brasileiro de Segurança Pública, Mato Grosso do Sul teve a maior alta percentual do país em 2024, com taxa de 9,9 suicídios por 100 mil habitantes, a 7ª mais alta do Brasil. Foram 287 mortes por suicídio no ano passado, contra 165 em 2023, um aumento de 72,5%.

Enquanto a média nacional apresentou leve queda de 0,5%, Mato Grosso do Sul segue na contramão, com números que acendem um alerta para autoridades de saúde e segurança pública.

Setembro Amarelo: ações de prevenção

Para marcar o Setembro Amarelo e promover a valorização da vida, a Prefeitura de Dourados, por meio da Coordenadoria de Direitos Humanos e Cidadania, realizará no próximo 1º de setembro, às 19h, uma audiência pública com o tema “Cuidando Vidas com Amor – Setembro Amarelo”.

O evento acontece no auditório do Bloco 10 da Unigran e será aberto à comunidade, com inscrições gratuitas pelo link oficial. A programação inclui debates, reflexões e orientações sobre saúde emocional e prevenção ao suicídio.

Quem enfrenta sofrimento emocional ou tem pensamentos de tirar a própria vida pode buscar apoio gratuito e sigiloso pelo CVV (Centro de Valorização da Vida), através do telefone 188, disponível 24 horas por dia.

Fonte: Flávio Verão/Dourados Agora

Leia também

Últimas Notícias