O ministro da Educação Camilo Santana estará em Dourados na próxima terça-feira, dia 2, para inaugurar, às 14 horas, o novo prédio da reitoria da Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD), situado no campus Unidade II (Rodovia Dourados-Itahum, km 12). A solenidade faz parte das atividades comemorativas dos 20 anos da instituição de ensino.
Em Dourados, além de inaugurar o novo prédio da reitoria, Camilo Santana irá visitar, às 16 horas, as obras da segunda etapa de construção do Hospital da Mulher e da Criança, além de reformas de clínicas do Hospital Universitário.
De acordo com o deputado federal Geraldo Resende, que deverá integrar a equipe do ministro, Camilo Santana embarca para Bonito, onde vai participar, à noite, da solenidade de abertura da 49ª Reunião Anual dos Dirigentes das Instituições de Educação Profissional e Tecnológica (Reditec 2025).
O ministro Camilo Santana deverá permanecer no Estado até quarta-feira (3) quando participará, às 9 horas, de visita às obras do Hospital Universitário Maria Aparecida Pedrossian (HUMAP), da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS), em Campo Grande.
Ainda na capital, às 11 horas, Santana fará visita a uma escola da rede estadual, e em seguida, irá almoçar com estudantes. Na parte da tarde (às 14h30) fará a entrega de R$ 30 milhões em imóveis da União para a Educação, no chamado “Pacotão da Educação”.
Reitoria e Hospital da Mulher
A conclusão das obras do novo prédio da reitoria da UFGD é resultado de articulações do deputado Geraldo Resende junto ao Ministério da Educação, tão logo assumiu o mandato atual, em 2023.
Entre essas interlocuções, destaca-se reuniu que ele teve em 30 de maio daquele ano com a presidente do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), Fernanda Pacobahyba, ocasião em que a demanda foi apresentada e obteve o compromisso de inclusão no “pacote” de obras que seriam retomadas pelo MEC.
A segunda etapa da Hospital da Mulher e da Criança, assim como a primeira, é outra ação estabelecida como prioridade do mandato de Geraldo Resende. As obras começaram no final do ano passado demandando um investimento do governo federal de cerca de R$ 28 milhões. Os trabalhos estão em pleno andamento, com previsão de conclusão em outubro do próximo ano.
Fonte: Dourados News