O município de Vicentina sediou uma importante reunião sobre a questão do cadastro de agrotóxicos e também orientações sobre o plantio de diversas culturas tradicionais locais. O evento foi realizado no final do mês passado e contou com expressivo número de produtores e demais pessoas envolvidas com a produção agropecuária.
A reunião aconteceu nas dependências da Câmara e reuniu produtores e técnicos da defesa agropecuária e da assistência, bem como representantes do Conselho Municipal de Desenvolvimento Rural (CMDR), Prefeitura e demais setores envolvidos com a produção agrícola.
O principal assunto discutido no encontro foi a necessidade de cadastrar profissional responsável técnico para cultivos e estabelecimentos de insumos agrícolas. Este serviço permite que engenheiros agrônomos, florestais ou técnicos agrícolas sejam cadastrados na Agência Estadual de Defesa Sanitária Animal e Vegetal do MSu (IAGRO) como profissionais habilitados ou Responsáveis Técnicos (RTs) para cultivos agrícolas de soja, algodão, florestas plantadas, comerciantes e prestadores de serviços com agrotóxicos ou emissão de receituário.
O cadastro é feito apenas uma vez e permanece válido enquanto o profissional continuar exercendo a função no estado. Não é necessário renovar anualmente.
Fonte: MS News