Um novo caso de violência marcou a madrugada desta terça-feira (16) na UPA (Unidade de Pronto Atendimento) de Dourados. Por volta das 5h da manhã, um homem provocou destruição no local, quebrando equipamentos e espalhando pânico entre pacientes e servidores.
Vídeos feitos por pessoas que estavam na unidade mostram o homem descontrolado pelos corredores, virando macas e arremessando objetos como computadores e impressoras. O tumulto assustou profissionais e usuários que aguardavam atendimento.
O vereador Inspetor Cabral (PSD) lamentou mais este grave episódio e voltou a cobrar providências imediatas quanto à segurança da UPA 24h. “Não é a primeira vez que presenciamos cenas de violência dentro das nossas unidades de saúde. A situação se repete e até agora não vimos medidas efetivas. O que mais precisa acontecer para que ações concretas sejam adotadas?”, questionou.
Cabral tem sido um dos parlamentares que mais acompanha a realidade das unidades de saúde em Dourados. Ele já protocolou requerimentos pedindo explicações à Secretaria Municipal de Saúde sobre a permanência da ala psiquiátrica dentro da UPA, além de ter solicitado segurança fixa em locais de maior complexidade.
Em outra ocasião, após duas facas terem sido encontradas no interior da unidade, o vereador reforçou sua preocupação com a vulnerabilidade dos profissionais e pacientes.
Casos de agressão a servidores também têm se acumulado na cidade. Técnicas de enfermagem já foram mordidas, uma profissional levou um chute no rosto durante atendimento e um paciente da ala psiquiátrica chegou a tentar atear fogo em si mesmo e na unidade.
Diante do novo episódio, o vereador ressalta que não basta apenas registrar os fatos. “É urgente garantir condições de segurança para servidores e pacientes. Nossa população precisa ser atendida com dignidade e nossos profissionais precisam trabalhar sem medo de sofrer agressões”, afirmou.
Fonte: Assessoria/CMD