31.3 C
Dourados
terça-feira, 16 de setembro de 2025

Dourados: Unidade Móvel do Hospital de Amor atende sábado na Escola Municipal Indígena Agustinho

A Unidade Móvel do Hospital de Amor estará presente neste sábado, 20 de setembro, na Escola Municipal Indígena Agustinho, localizada na Reserva Indígena de Dourados – Aldeia Bororó, oferecendo exames preventivos gratuitos de mamografia para rastreamento do câncer de mama. O projeto tem apoio financeiro da Sicredi Centro-Sul MS/BA.

A Unidade Móvel do Hospital de Amor é um caminhão adaptado que conta com uma recepção, um mamógrafo digital de última geração e uma sala para coleta do exame de Papanicolaou. Em 2024, o projeto realizou mais de 9 mil exames preventivos, resultando na detecção de 52 casos positivos para o câncer.

A presença da Unidade Móvel nos municípios da área de atuação da Cooperativa é uma realização da Sicredi Centro-Sul MS/BA, Associação de Apoiadores do Hospital de Amor de Dourados (AApoiadores) e do Instituto de Prevenção de Dourados.

Na E.M.I Agustinho, o projeto conta com o apoio da Prefeitura de Dourados, Secretaria Municipal de Saúde, Rotary Club de Dourados, Ministério Público de MS, Instituto Federal do Mato Grosso do Sul (IFMS), Fundect, Funaepe, Projeto Cuidar e Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD).

A Sicredi Centro-Sul MS/BA contribui financeiramente para o funcionamento da Unidade Móvel do Hospital de Amor de Dourados, destinando 1% do seu resultado financeiro anual para essa iniciativa. Todos os repasses são aprovados pelos associados nas assembleias de núcleo. Entre 2020 e 2025, a Cooperativa já investiu cerca de R$ 10 milhões no projeto.

Neste ano, a Cooperativa dará um passo ainda maior: a entrega do Hospital de Amor de Dourados. Localizado na Avenida Guaicurus, o hospital oferecerá atendimento gratuito para câncer de mama, colo do útero e, futuramente, pele e boca. O investimento total na obra é de R$ 34 milhões, também aprovado pelos associados.

Confira a data e horários de atendimento:
Escola Municipal Indígena Agustinho – Reserva Indígena de Dourados/MS – Aldeia Bororó
20 de setembro – das 7h às 11h

Documentos necessários para o atendimento
Para realizar os exames, as mulheres devem apresentar RG, CPF, comprovante de residência e cartão SUS. Os atendimento serão feitos por ordem de chegada. 

Fonte: Dourados News

Leia também

Últimas Notícias