Esta última semana do inverno será marcada por uma intensa onda de calor que promete elevar as temperaturas em uma vasta extensão do país.
Em cidades do Centro-Oeste e do interior de São Paulo, o fenômeno, que deve se consolidar a partir de quinta-feira (19), pode levar os termômetros a superar facilmente os 40 °C.
🌡️ Os meteorologistas definem que uma onda de calor acontece quando a temperatura fica pelo menos 5ºC acima da média por um período de cinco dias ou mais.
Segundo a previsão do tempo, a tendência é de que essa nova onda de calor se forme devido ao posicionamento de uma massa de ar quente e seco sobre o continente, combinada com a circulação atmosférica típica do período de transição entre o inverno e a primavera.
Diferentemente dos últimos dias, contudo, quando já se observava temperaturas elevadas de forma mais pontual, agora teremos uma sequência prolongada de dias quentes, sem os habituais intervalos de alívio térmico que caracterizavam o padrão anterior.
“A gente está entrando em um período de calor bem intenso nos próximos dias. No interior de São Paulo, por exemplo, esse cenário chega a caracterizar essa onda de calor, mas a capital também sentirá os reflexos, com temperaturas que ficarão de 3 °C a quase 5 °C acima da média”, explica Marcely Sondermann, meteorologista da Climatempo.
O fenômeno deve atingir parte do Rio Grande do Sul, todo o norte do Paraná e se estender até o sul do Maranhão.
Em Cuiabá (MT), os modelos meteorológicis indicam que já nesta terça-feira (16) e na próxima quarta (17) as máximas devem atingir os 38°C.
A partir de quinta, quando a onda de calor se consolidar, as temperaturas permanecerão consistentemente acima dos 40°C durante vários dias consecutivos.
Em Campo Grande (MS), os termômetros devem oscilar entre 35 °C e 37 °C até sexta, enquanto Goiânia (GO) e Brasília (DF) devem manter máximas entre 32 °C e 35 °C, sempre acompanhadas de uma umidade relativa baixa.
No Sudeste, o aquecimento tende a ser mais intenso no interior de São Paulo e no Triângulo e Sul de Minas.
São Paulo (SP) pode chegar a 33 °C na sexta, Belo Horizonte (MG) deve ficar perto de 29 °C a 31 °C no meio da semana, e o Rio de Janeiro (RJ) volta a 31 °C na sexta após dois dias de mais nebulosidade e chuva passageira.
“Esse tipo de oscilação deve se tornar mais comum agora na primavera: semanas muito quentes, seguidas por quedas bruscas, dando lugar a dias com temperaturas mais amenas. Essa alternância de extremos é uma das marcas da estação.” — Marcely Sondermann, meteorologista da Climatempo.
Em parte do Sul, o calor também deve avançar entre quarta e quinta, antes da volta da chuva no fim da semana, que pode quebrar a sequência de temperaturas elevadas.
Já no Norte e no Nordeste, o calor deve ser mais sentido no interior, com destaque para o Tocantins, oeste da Bahia, sul do Maranhão e do Piauí.
A faixa litorânea, no entanto, deve seguir com ventilação oceânica e pancadas rápidas de chuva, o que ajuda a segurar um pouco as máximas.

Fonte: Roberto Peixoto/g1