A Prefeitura de Dourados, por meio da Secretaria Municipal de Educação, em uma parceria inédita com o Hospital de Amor de Barretos, proporcionou ao alunos das escolas da Rede Municipal de Ensino (Reme) uma experiência de aprendizado transformadora: a Missão Gênese. Entre os dias 15 e 17 de setembro, a carreta-escola esteve no Parque dos Ipês e levou aos estudantes a jornada educativa que aborda a prevenção do câncer de forma inovadora e divertida. “O prefeito Marçal Filho sempre cobrou da Secretaria de Educação muita criatividade para proporcionar uma educação sólida, capaz de ampliar o conhecimento dos nossos alunos e estamos fazendo justamente isso”, ressaltou o secretário municipal de Educação, Nilson Francisco da Silva.
Com tecnologia de ponta, o projeto cria um ambiente envolvente onde os jovens são guiados por uma narrativa que simplifica temas complexos da saúde. O objetivo central é disseminar conhecimento sobre prevenção primária e secundária da doença, incentivando hábitos saudáveis e o autocuidado desde a infância. “Com essas informações, passamos a trabalhar a prevenção de doenças de uma forma didática e com linguagem adequada a faixa etária dos nossos estudantes”, ressaltou Nilson Francisco.
O secretário municipal de Educação destacou a importância da ação. “Essa parceria com o Hospital de Amor de Barretos foi fundamental, conseguimos traduzir um tema complexo e, por vezes, delicado, em uma linguagem universal: a da curiosidade e do lúdico”, explicou. “Usar a tecnologia como ponte para o conhecimento, é importante para desmistificar o câncer”, completou Nilson Francisco.
Iniciado em 2017, o projeto “Missão Gênese: Uma Jornada Nanocientífica” foi criado para aproximar o público jovem do conhecimento produzido no Hospital de Amor. A ação consiste em um trabalho de imersão a bordo de uma unidade móvel, direcionado a estudantes do Ensino Fundamental II (11 a 15 anos), para difundir a cultura do autocuidado.
O grande diferencial da iniciativa é a sua metodologia, baseada na clássica estrutura de narrativa da “Jornada do Herói”. Dentro da carreta adaptada, os participantes tornam-se protagonistas de uma aventura de investigação científica. De forma cíclica, eles são desafiados a trabalhar em equipe, superar missões e obstáculos, em um processo de aprendizado que os capacita como verdadeiros agentes de mudança na luta contra o câncer.

Por meio de uma unidade móvel, o projeto utiliza tecnologias para proporcionar uma experiência imersiva que aborda um tema complexo de maneira lúdica. A mecânica gamificada e a linguagem adaptada à realidade dos adolescentes garantem maior envolvimento dos participantes com o tema, além de melhor compreensão e assimilação da mensagem transmitida
A Unidade Móvel de Educação “Missão Gênese” oferece duas modalidades de atendimento, cada uma com um enfoque específico para educar e informar sobre a prevenção do câncer. Na experiência imersiva, com duração de 40 minutos, até 6 estudantes por vez têm a oportunidade de explorar a Unidade Móvel. Os participantes passam por quatro setores distintos: no setor 1, recebem funções especiais e são introduzidos à missão; no setor 2, passam por uma transformação de nano encolhimento para acessar o setor 3, o destaque da experiência, onde interagem com games e utilizam óculos de realidade virtual em 6 estações de combate; por fim, no setor 4, o “Hall dos Heróis”, conhecem os verdadeiros heróis da missão.
Fonte: Assecom Prefeitura