Dourados encerra amanhã a Semana Nacional do Trânsito com números preocupantes. Segundo dados da Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública (SEJUSP), foram registradas cinco mortes no município em setembro até o momento, configurando o segundo mês mais letal do ano no trânsito da cidade.
Ao todo, em 2025, Dourados contabiliza 25 mortes em 19 ocorrências, sendo que, neste mês, já somam cinco vítimas fatais, superando tragédias de meses anteriores e chamando atenção para a necessidade de conscientização e respeito às regras de trânsito.


Em entrevista ao Dourados News, o diretor-presidente da Agência Municipal de Transporte e Trânsito (Agetran), Juscelino Rodrigues Cabral, destacou que a imprudência e o desrespeito às normas ainda são fatores determinantes para os acidentes.
“Nessa semana nós estamos vivendo intensamente essa questão do trânsito, que é de 18 a 25. E esses acidentes que aconteceram esse mês, infelizmente, é algo que dói, porque foram imprudência, um descuido, um desrespeito, uma sinalização que está ali devida, e não usar da direção defensiva”, afirmou.
Segundo ele, a educação no trânsito deve começar no momento em que a pessoa adquire a Carteira Nacional de Habilitação (CNH).
Foto: Clara Medeiros
“Quando você vai lá para adquirir a concessão da sua CNH, você passa por todo um treinamento, um preparo, você passa por aulas. Então, você tem que tirar aquela concepção: ‘ah, eu consegui minha carteira’, e sim ‘nossa, eu estive ali aprendendo, eu aprendi, agora chegou o momento de colocar isso em prática’. A partir do momento que as pessoas agirem dessa forma vai mudar a situação no trânsito”, explicou.
Em entrevista, Juscelino Cabral também enfatizou a importância da combinação entre educação, engenharia e fiscalização para tornar o trânsito mais seguro.
“Na questão quando você pega aquele triplé da educação, da engenharia e fiscalização, esse triplé torna o trânsito mais seguro, só que lá na ponta, aquele que está ali conduzindo o seu veículo, o pedestre que está usando das vias, o motociclista, os ciclistas, e agora essa grande onda dos autopropelidos, temos aí os patinetes, nós temos essas bicicletas elétricas, precisam fazer sua parte”, disse.
Ele alerta ainda que a mudança depende do comportamento de todos.
“Se o condutor deste veículo e esses usuários do trânsito, como um todo, não fizerem a parte, porque o trânsito ele tem regras, ele tem normas para serem seguidas, vai acontecer o que está acontecendo. Então é uma questão que não gostaria de falar que ‘é uma questão cultural’, mas é uma questão que tem que acontecer mudança de postura”.
A Agetran atua em diversas frentes para reduzir acidentes, mas a realidade mostra que os desafios são grandes. Segundo Juscelino Cabral, alguns locais registraram mortes mesmo com sinalização adequada.
Foto: Clara Medeiros
“Teve local que foi corrigido agora, com uma sinalização mais eficiente com sonorizador e pretendemos. O prefeito já pediu, e vamos ter que ter condições financeiras, mas estudos já estão bem adiantados nesse sentido. Aquela parte de cima lá da Marcelino, onde tinha muito acidente nos cruzamentos, já não teve mais nenhum”.
Ele comenta que em alguns pontos existem sinalizações que não são respeitadas. “Nós tivemos algumas mortes em acidente devidamente sinalizado. Não tem sinalizador, mas está lá no chão o ‘Pare’, você tem a faixa de pedestre, você tem a placa, você tem placa de velocidade, como recentemente aconteceu na própria Coronel Ponciano, placa de 40 por hora, atenção, quebra-molas a 50 metros, cones, e mesmo assim aconteceu acidentes”, detalhou.
O diretor-presidente reforça a necessidade de respeito à sinalização.
“Como sempre vamos frisar em cima disso, ‘pelo amor de Deus, respeite a sinalização, que você respeitando a sinalização, você está salvando vidas’. Nossos agentes já estão nas ruas. Somos poucos, mas estamos aí cuidando de escola, cuidando da travessia, também por causa da escola. E nós temos aí o Detran parceiro também na rua, nós temos a PM, e nós temos a Guarda Municipal, mas mesmo assim você não consegue atingir toda a cidade. Dourados foi uma cidade que espalhou demais”.
Segundo Juscelino Cabral, a população precisa assumir responsabilidade no trânsito.
Foto: Clara Medeiros
“Cada um, por favor, faça a sua parte (…) Nós temos um problema muito sério em Dourados, que é o vandalismo com as placas de sinalização. Isso me dói, porque quando a pessoa furta uma placa de sinalização, ou quebra, ou faz algo que destrua essa sinalização, ela própria pode ser vítima por essa falta de sinalização. Um familiar dela pode ser vítima. E quem, às vezes, compra um material desse, também, eu digo que é mais culpado do que aquele, porque está incentivado”.
O dirigente destacou ainda que o crescimento da cidade e o aumento do número de veículos contribuem para o trânsito intenso:
“Nós temos uma frota de carro altíssima, mas o problema não é a nossa frota. O que eu quero chamar a atenção, é para o ‘polo’ que a cidade se tornou. Aqui, o pessoal vem estudar, saúde é aqui, diversão é aqui, o shopping traz pessoas para cá, as lojas grandes todas trazem turistas. Nosso trânsito é muito vivo. Eu faço questão de sair no horário de pico e ver como podemos corrigir, e é um serviço a longo prazo”, completou.
Sobre a Semana Nacional do Trânsito em Dourados, ela é organizada pela Escola Pública de Trânsito “José Elias Moreira”, da Agetran, em parceria com o grupo Rede Unidos pela Vida e outras instituições.
Foto: Arquivo Dourados News
O objetivo é reforçar a importância da educação, conscientização e responsabilidade no trânsito, buscando reduzir acidentes e salvar vidas.
Entre as vítimas deste mês em Dourados estão:
- 01/09/2025 José da Silva Duarte, 40 anos, morreu no cruzamento das ruas Antônio Emílio de Figueiredo com a Barão do Rio Branco, no Jardim Clímax, após ser atingido por uma Fiat Strada.
- 03/09/2025 Santa dos Santos Canisa, 53 anos, atropelada por um Renault na rua Ponta Porã, cruzamento com a Barão do Rio Branco.
- 06/09/2025 Zilena Ferreira da Silva, 49 anos, vítima de acidente na avenida Marcelino Pires com a rua Ediberto Celestino de Oliveira.
- 20/09/2025 Homem atropelado na BR-163, região do Pesqueiro Kanoa, após pular em frente à caminhonete S-10 preta.
- 22/09/2025 Ciclista atropelado por um caminhão no cruzamento da rua Joaquim Teixeira Alves com Cider Cerzósimo de Souza, Jardim Clímax.
Fonte: Charles Aparecido/Dourados News