O ministro da Educação, Camilo Santana, deu sequência a agenda em Dourados na tarde desta terça-feira (30) para acompanhar o andamento das obras da segunda etapa da Unidade da Mulher e da Criança (UMC), no Hospital Universitário da Universidade Federal da Grande Dourados (HU-UFGD).
O investimento federal, no valor de R$ 28 milhões, faz parte do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) e deve ampliar de forma significativa a capacidade de atendimento do hospital.
A expansão prevê a criação de 45 novos leitos, a duplicação das UTIs pediátrica e neonatal e a ampliação da Unidade de Cuidados Intermediários Neonatal. O objetivo é fortalecer o atendimento humanizado e qualificado para gestantes, mulheres e crianças atendidas pela unidade, que é referência regional.
As obras tiveram início oficial em 13 de novembro de 2024 e têm prazo de 24 meses para conclusão, com entrega estimada para outubro de 2026. Durante a visita, Camilo Santana destacou que o HU-UFGD é um hospital 100% SUS, mas também um importante espaço de ensino e pesquisa.
De acordo com o ministro, investir no HU-UFGD significa ampliar a qualidade do atendimento à população e também fortalece a formação de profissionais de saúde.
Ainda nesta manhã, durante a inauguração do novo prédio da reitoria da UFGD, obra iniciada há mais de uma década e que havia sido paralisada, Camilo reafirmou o compromisso do governo federal em “zerar” obras inacabadas em todo o país. Ele também mencionou outros investimentos previstos para Dourados, incluindo ações voltadas ao atendimento das comunidades indígenas.
Em relação à universidade, o ministro adiantou a intenção de lançar um programa que contemple cursos nas áreas de inteligência artificial e engenharia da robótica, preparando os estudantes para as novas demandas do mercado de trabalho.
Camilo reforçou que a ampliação da Unidade da Mulher e da Criança é necessária diante da crescente demanda da região, pontuando que a população de Dourados e de todo o interior de Mato Grosso do Sul merece um atendimento de saúde cada vez mais adequado e de qualidade.

Fonte: Jessica Beatriz/Dourados News