26.2 C
Dourados
segunda-feira, 13 de outubro de 2025

Prefeitura e Estado realizam Caravana da Castração entre os dias 3 e 12 de novembro

Estrutura para castrar 1.500 cães e gatos, em dois períodos, será montada no estacionamento do Estádio Douradão; poderão ser cadastrados até 3 animais por CPF do tutor e até 25 pets pelo CNPJ de Organizações Não-Governamentais que atuam no cuidado

Entre os dias 3 e 12 de novembro, a Prefeitura de Dourados e o Governo do Estado realizam a Caravana da Castração, uma iniciativa de saúde pública e controle populacional de cães e gatos que visa castrar 1.500 animais. A estrutura para atender a demanda em dois períodos do dia será montada no estacionamento do Estádio Municipal Frédis Saldívar, o Douradão, garantindo condições para que os selecionados e seus pets possam acolhidos de forma organizada e seguindo o cronograma definido previamente no ato da confirmação do cadastro. 

O prefeito Marçal Filho ressalta que a Caravana da Castração é uma conquista para a população douradense. “Garantimos essa ação antes mesmo de tomarmos posse como prefeito de Dourados”, revela Marçal Filho. “Durante a transição de governo, me reuni com alguns secretários de Estado para discutir parcerias que pudessem beneficiar nossa cidade e recebi essa garantia que nossa gestão iria realizar a Caravana da Castração”, continua o prefeito.

A ação foi estabelecida em reunião com Marcelo Ferreira Miranda, secretário de Estado de Turismo, Esporte e Cultura, e com Carlos Eduardo Rodrigues, titular da Superintendência de Políticas Integradas de Proteção Animal (Suprova). A Caravana da Castração foi viabilizada através de emenda federal no valor de R$ 5 milhões destinada pela senadora Soraya Thronicke. Serão feitas 150 castrações por dia, sendo 75 vagas de gatos no período da manhã e 75 vagas de cães no período da tarde. Mas dependendo da demanda, também poderá ocorrer castrações de cães no período da manhã.

Marçal Filho destaca a importância da iniciativa, já que nem todos os tutores têm condições que arcar com as despesas para submeter o pet à cirurgia através de médico-veterinário particular. “Além de ser importante para quem não pode pagar até R$ 1.200 pela castração do seu pet nas clínicas particulares, essa iniciativa também favorece a saúde da população ao conter o crescimento populacional de gatos e cães”, completa Marçal Filho.

Prefeitura e Estado realizam Caravana da Castração entre os dias 3 e 12 de novembro

Os tutores interessados em participar da Caravana da Castração precisam passar por duas etapas, uma de cadastro e outra de agendamento da cirurgia. O cadastro é obrigatório de deve ser feito pelo site www.sigpet.ms.gov.br . Nessa fase, cada tutor pode cadastrar até 3 animais por CPF e cada ONG e protetores independentes podem cadastrar até 25 animais.

Quem fizer o cadastro vai receber o Certificado Estadual de Protetores de Animais, emitido pela Superintendência de Políticas Integradas de Proteção da Vida Animal (Suprova). Para obter o certificado, basta entrar em contato com a Suprova pelo [email protected] ou através do telefone (67) 3316-9192. “É fundamental que as pessoas sigam corretamente as orientações que estão sendo repassadas através do portal da Prefeitura de Dourados para efetivar o cadastro e depois fazer o agendamento”, alerta o prefeito Marçal Filho.

O agendamento para a cirurgia será aberto aos tutores cadastrado um dia antes do início da Caravana da Castração. Só quem tiver cadastro emitido pelo Suprova poderá agendar a vaga. “O legal é que o tutor poderá escolher o dia e o turno que a castração será realizada, ou seja, se pela manhã ou a tarde, no momento do agendamento”, explica o prefeito. “O cadastramento já pode ser feito pelo site informado acima e os agendamentos serão recebidos nos dias 1º e 2 de novembro”, alerta Marçal Filho.

A castração é uma técnica minimamente invasiva, com rápida recuperação. As fêmeas recebem apenas dois pontinhos de sutura e os machos (cães e gatos) apenas um pontinho. Todos os animais saem com roupinha cirúrgica ou colar pós-operatório, além de medicação gratuita para recuperação. O suporte veterinário estará disponível em caso de intercorrências.

SERVIÇO

Cadastro: site www.sigpet.ms.gov.br.

Certificado: [email protected]

Informações: telefone (67) 98193-0188

Fonte: Assecom Prefeitura

Leia também

Últimas Notícias