24.9 C
Dourados
terça-feira, 14 de outubro de 2025

Duas cidades de MS ficam às escuras durante apagão que atingiu várias regiões do Brasil

Um apagão deixou vários bairros de Aquidauana e Anastácio, a 141 quilômetros de Campo Grande, sem energia elétrica no final da noite desta segunda-feira (13). Moradores relataram a falta de luz por volta das 23h50, com o fornecimento sendo interrompido em diferentes pontos das duas cidades.

Até o momento, a Energisa, concessionária responsável pelo abastecimento em Mato Grosso do Sul, ainda não se pronunciou oficialmente sobre o ocorrido. O Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS) também não divulgou nota explicando as causas do apagão.

Já o governo federal, informou que a falha foi causada por um incêndio em uma subestação no Paraná. Mais cedo, as companhias de energia que atuam no país citaram uma interferência no Sistema Interligado Nacional (SIN). Ainda não se sabe o que causou o incêndio.

Além de Aquidauana, diversas cidades em todo o país registraram interrupções no fornecimento de energia elétrica durante a madrugada desta terça-feira (14). Relatos nas redes sociais apontam que as regiões Nordeste, Sul e Sudeste foram as mais afetadas, com o blecaute tendo início por volta das 23h16.

Em São Paulo, a queda de energia durou apenas alguns minutos, enquanto em Rio de Janeiro e Bahia, moradores relataram mais de uma hora sem luz. A falha, segundo informações preliminares, pode ter ocorrido no Sistema Interligado Nacional (SIN), responsável pela distribuição de energia em todo o território brasileiro.

No Rio de Janeiro, cerca de 450 mil clientes foram impactados, segundo a Light, que acionou o Esquema Regional de Alívio de Carga para estabilizar o sistema. Já no Amazonas, as cidades de Manaus, Parintins e Itacoatiara também ficaram sem energia por aproximadamente uma hora.

O apagão atingiu estados como Bahia, Rio de Janeiro, Ceará, Minas Gerais, Mato Grosso do Sul, Acre, Maranhão, Paraíba, Pernambuco, Rio Grande do Sul e São Paulo.

Fonte: EnfoqueMS

Leia também

Últimas Notícias