33.9 C
Dourados
quarta-feira, 15 de outubro de 2025

1ª deputada negra do Brasil criou Dia do Professor em SC 15 anos antes da data nacional

Jornalista e professora Antonieta de Barros teve o projeto aprovado em 1948. Decreto federal sobre a data foi assinado por João Goulart em 1963.

Antonieta de Barros, primeira deputada negra do Brasil, foi a autora do projeto de lei que instituiu o Dia do Professor em Santa Catarina, celebrado em 15 de outubro. A proposta foi sancionada pelo então governador José Boabaid em 1948, 15 anos antes de a data ser reconhecida em todo o Brasil.

👨‍🏫 🎓 Comemorada nesta quarta-feira (15), a lei federal foi assinada pelo presidente da República João Goulart em 1963 e faz referência ao dia em que foi sancionada a lei que cria as escolas de ensino elementar no Brasil, em 1827, e previa as condições de trabalho dos professores.

✏️ Professora, jornalista e heroína da pátria, Antonieta destacou o papel dos educadores. No documento que justificava a lei, ela afirmou:

Não há quem não reconheça, à luz da civilização, o inestimável serviço do professor“.

Antonieta nasceu em 1901 na antiga Desterro, hoje Florianópolis, e foi eleita deputada na Assembleia Legislativa de Santa Catarina em 1934.

1ª deputada negra do Brasil criou Dia do Professor em SC 15 anos antes da data nacional
Projeto de lei de Antonieta de Barros — Foto: Reprodução Alesc/Divulgação

Dia do Professor

O Dia do Professor ocorre em referência a D. Pedro I, que em 15 de outubro de 1827 publicou uma lei para desenvolvimento da educação no Brasil, como a instalação de escolas em todas as cidades.

A iniciativa inspirou outras comemorações do tipo e se popularizou. A data foi oficializada e declarada feriado escolar pelo Decreto Federal nº 52.682 de 1963.

Fonte: Caroline Borges/g1

Leia também

Últimas Notícias