Uma falha no serviço de nuvem AWS, da Amazon, causou instabilidades em diversos sites e aplicativos no mundo todo nesta segunda-feira (20). A tecnologia da big tech é usada por várias empresas como Sony, Natura, United Airlines, Booking, Perplexity e Fortnite.
A Amazon começou a identificar o problema ainda na madrugada, por volta das 4h11 (horário de Brasília). “Estamos investigando o aumento nas taxas de erro e de latência em vários serviços da AWS”, disse a companhia.
➡️ O que é a Amazon Web Services (AWS)? A AWS é a divisão de computação em nuvem da Amazon. Criada inicialmente para atender à própria empresa, hoje oferece serviços como hospedagem de sites, bancos de dados e ferramentas de inteligência artificial. Entre os concorrentes estão o Azure (Microsoft), o Google Cloud, a Oracle e a IBM.
Segundo a agência Reuters, mais de 500 empresas que usam a AWS enfrentam problemas nesta manhã. Entre elas estão a própria Amazon, a assistente virtual Alexa, a rede social Snapchat, o aplicativo de videoconferências Zoom e o app de educação Duolingo.
A big tech ainda não informou o que ocorreu até a última atualização desta reportagem. Por volta das 8h (horário de Brasília), ela disse em sua página de “Integridade de Serviço” que as plataformas atingidas já estavam voltando ao normal.
O que se sabe sobre a pane na Amazon
A companhia informou que a falha está concentrada na região US-EAST-1, que corresponde ao datacenter da AWS localizado no norte da Virgínia, nos Estados Unidos.
Na página de “Integridade de serviço”, a Amazon também cita “taxas de erro significativas” no DynamoDB, sistema de banco de dados criado pela empresa para aplicações que exigem alta velocidade e estabilidade.
Ele consegue processar grandes volumes de dados e muitas requisições por segundo sem que o usuário precise configurar servidores manualmente.
A mesma página menciona ainda que, além do DynamoDB, mais de 60 produtos da AWS foram afetados, todos localizados na região US-EAST-1 (veja na imagem abaixo). Até as 10h40 desta segunda, 37 serviços da AWS estavam classificados como resolvidos, de acordo com a empresa.
“Podemos confirmar taxas de erro significativas em solicitações feitas ao serviço DynamoDB na região US-EAST-1. O problema também afeta outros serviços da AWS na mesma área. Nossos engenheiros estão trabalhando para mitigar a falha e entender completamente a causa”, informou a Amazon por volta das 5h30 (horário de Brasília).
“Ao que tudo indica, uma falha no DynamoDB foi a responsável pela interrupção de alguns sistemas”, explica Thiago Bordini, diretor de cyber threat intelligence e prevenção a fraudes na BlueDiamond.
“Como essa foi a primeira região lançada pela empresa, em 2006, na Virgínia (EUA), muitas companhias que utilizam a computação em nuvem desde então mantêm seus serviços hospedados ali”, explica Thiago Ayub, diretor de tecnologia da Sage Networks.
Segundo a agência Reuters, o site Downdetector, que monitora instabilidades em sites e aplicativos no mundo todo, mais de 4 milhões de usuários relataram problemas por causa do incidente.
Segundo Thiago Ayub, incidentes desse tipo já ocorreram outras vezes e “mesmo as grandes empresas parecem não aprender com essas reincidências”. “Por serem muito espaçados, técnicos e gestores acabam esquecendo do risco e deixam de adotar medidas de backup e redundância para evitar o mesmo problema no futuro”, completa.
➡️ Veja alguns dos serviços impactados:
- Prime Video
- Perplexity
- Fortnite
- HBO
- Mercado Livre
- Mercado Pago
- Signal
- Roku
- Roblox
- Perplexity
- Lyft
- Clash Royale
- Clash of Clans
- Coinbase
- Robinhood
Fonte: Darlan Helder/g1