25.2 C
Dourados
segunda-feira, 20 de outubro de 2025

Explosão destrói casas em Olinda e deixa mortos e feridos

Um homem morreu pouco depois da explosão e uma idosa, que também faleceu, ficou dez horas desaparecida sob escombros. Acidente aconteceu no domingo (19).

Uma explosão destruiu oito casas conjugadas no bairro de Ouro Preto, em Olinda, na manhã do domingo (19). No momento do acidente, havia 12 moradores nas residências. Duas pessoas morreram e dez ficaram feridas.

Veja, nesta reportagem, o que se sabe e o que falta esclarecer sobre a tragédia:

Como aconteceu a explosão?

A explosão ocorreu por volta das 7h30. A causa ainda não foi oficialmente informada, mas moradores relataram um forte cheiro de gás logo após o estrondo. O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) foi acionado às 7h32 e enviou 14 viaturas ao local.

Onde foi a explosão?

O acidente aconteceu na Rua Dr. Bernardino de Sena Dias, no bairro de Ouro Preto, em Olinda.

O impacto destruiu completamente oito casas conjugadas — cinco no térreo e três no primeiro andar — e danificou outras residências próximas. Uma casa vizinha precisou ser desocupada após uma parede cair sobre o telhado.

Quantas pessoas estavam nas casas?

Segundo informações do Corpo de Bombeiros, apuradas no local, havia 12 moradores nas oito casas atingidas no momento da explosão.

Quantas pessoas morreram e quem são as vítimas?

Explosão destrói casas em Olinda e deixa mortos e feridos
Cláudio dos Anjos da Silva, de 40 anos, e Luzinete dos Santos Lima, de 69 anos, morreram após explosão em Olinda — Foto: Reprodução/WhatsApp

Duas pessoas morreram:

  • Cláudio dos Anjos da Silva, de 40 anos: faleceu pouco depois da explosão;
  • Luzinete dos Santos Lima, de 69 anos: cadeirante, ficou dez horas desaparecida sob os escombros. Foi localizada pelos bombeiros com ajuda de cães farejadores.

Quantos ficaram feridos e para onde foram levados?

O marido de Luzinete, José de Lima, de 67 anos, ficou gravemente ferido e foi levado de helicóptero ao Hospital da Restauração, no Recife. Ele teve 85% do corpo queimado e está em estado grave na unidade hospitalar.

Outra pessoa ferida foi Fabiana Soares Ferreira, dona de casa e esposa de Cláudio, um dos mortos. Ela teve uma fratura na perna e um ferimento na cabeça e recebeu alta ainda no domingo.

Também se feriram:

  • Vitória Gabryella Soares Ferreira de Freitas, de 12 anos: levada para o Hospital Português, no Recife; teve alta no domingo.
  • Vanessa Sophya Soares Ferreira de Freitas, de 10 anos: levada para a UPA de Olinda e, depois, para o Hospital Miguel Arraes, em Paulista; o estado de saúde não foi informado.
  • Maria José da Silva Santos, 78 anos: levada para a UPA de Olinda; teve alta no domingo.

Até a última atualização, não havia informações sobre o estado de saúde das outras pessoas feridas.

O que dizem as autoridades?

A governadora Raquel Lyra (PSD), que está em viagem à China, lamentou o ocorrido e afirmou estar em contato com a governadora em exercício, Priscila Krause (PSD).

A prefeita de Olinda, Mirella Almeida (PSD), declarou que a prefeitura está mobilizada para oferecer suporte e acolhimento às vítimas.

O secretário-executivo de Defesa Civil de Olinda, coronel Carlos D’Albuquerque, informou que a área está sendo avaliada estruturalmente e que outras casas próximas foram danificadas, mas não precisarão ser interditadas.

Ainda não há confirmação oficial sobre a causa da explosão. A principal suspeita é de vazamento de gás, conforme relatos de moradores. A Polícia Civil e o Instituto de Criminalística seguem investigando o caso.

Fonte: g1 Pernambuco

Leia também

Últimas Notícias