25.7 C
Dourados
quarta-feira, 22 de outubro de 2025

Idosos são encontrados amarrados em asilo clandestino no Catumbi durante fiscalização da Prefeitura do Rio

O local estava funcionando irregularmente e foi interditado pela 2ª vez. Os fiscais encontraram 19 idosos na instituição. Três deles estavam amarrados.

Uma operação da Secretaria Municipal de Envelhecimento Saudável e Qualidade de Vida encontrou idosos amarrados em uma operação em um asilo clandestino no Catumbi, na região central do Rio, na manhã desta quarta-feira (22). O local estava funcionando irregularmente e foi interditado pela 2ª vez.

Um dos cômodos reunia as cadeiras usadas no banho dos internos, que ficavam aglomeradas em um espaço com as paredes descascadas. Um tonel estava lotado de roupas suja e exalando um cheiro forte de urina.

Os fiscais encontraram 19 idosos na instituição. Três deles estavam amarrados.

“É uma cena lamentável e assustadora chegar em um local que deveria estar interditado e não deveria estar funcionando. Uma instituição que, hoje, é irregular e ver três pessoas idosas amarradas, sem poder exercer o direito de ir e vir. É uma vergonha”, afirmou o secretário Felipe Michel.

Falta de proteína

Idosos são encontrados amarrados em asilo clandestino no Catumbi durante fiscalização da Prefeitura do Rio
Cadeira de rodas em péssimas condições; asilo foi fechado — Foto: Reprodução/TV Globo

Segundo a Vigilância Sanitária, os internos não tinham acesso a quantidade adequada de proteína para consumir. Além disso, a licença sanitária que era usada pela instituição não estava correta: eles possuíam a autorização de associação beneficente, quando o espaço funcionava como instituição de longa permanência para idosos.

“Temos que ter uma quantidade de proteína para abastecer semanalmente. O que verificamos foi moela para fazer no almoço. Mas a casa teve denúncia de maus-tratos e já estava interditada, com remoção total dos idosos, que não foi obedecida”, disse Maria Claudia Castelo, da Vigilância Sanitária.

Alguns idosos não percebiam que estavam em situação de maus-tratos. Uma senhora afirmou que a colega do lado estava amarrada para não cair, o que não é permitido.

Fonte: Francini Augusto/g1

Leia também

Últimas Notícias