A Prefeitura de Dourados, por meio da Secretaria Municipal de Saúde e da Coordenação de Saúde Bucal, realizou duas importantes capacitações voltadas aos profissionais da rede pública, reforçando o compromisso do município com a formação continuada e a qualidade no atendimento odontológico. Nos dias 20 e 21 de outubro, em celebração ao dia do dentista, a Secretaria de Saúde de Dourados promoveu uma capacitação em parceria com a Fiocruz e com professores da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), na Unigran.
O evento reuniu cirurgiões-dentistas, auxiliares de saúde bucal e agentes comunitários de saúde, que participaram de oficinas práticas sobre tratamento restaurador atraumático e rastreamento de câncer bucal. “A capacitação dos nossos profissionais em saúde é uma determinação constante do prefeito Marçal Filho, por entender que o servidor qualificado presta serviços cada vez melhores à população que procura a rede pública de saúde”, ressalta Márcio Figueiredo, secretário municipal de Saúde.
As oficinas foram ministradas por professores convidados da UERJ, entre eles Antonio Monnerat, coordenador do projeto de extensão e as professoras Keith Simas, Maria Berry e o Rodrigo de Prado, subsecretário executivo de Saúde do Estado do Rio de Janeiro. Durante a programação, também foi realizada a mostra de experiências exitosas das equipes de saúde bucal da atenção primária, com apresentação de boas práticas desenvolvidas em Dourados.
Além da atividade comemorativa, o município sediou, entre 29 de setembro e 2 de outubro, o curso prático de biópsia e citologia esfoliativa para o diagnóstico precoce do câncer bucal, promovido pela Secretaria de Estado de Saúde em parceria com a Prefeitura de Dourados, a Unigran e o Centro de Especialidades Odontológicas. A capacitação reuniu profissionais de Dourados, Caarapó, Vicentina, Laguna Carapã e Fátima do Sul e teve como foco o aperfeiçoamento técnico na identificação e diagnóstico precoce de lesões potencialmente malignas.
O curso integra a etapa prática da formação “Diagnóstico Precoce de Câncer Bucal”, oferecida pela Escola de Saúde Pública da Secretaria Estadual de Saúde e adota metodologia baseada em cenários reais de atendimento. A iniciativa se soma ao serviço de TeleEstomatologia, que utiliza tecnologia para auxiliar cirurgiões-dentistas no telediagnóstico de lesões orais, ampliando a capacidade de resposta da rede de saúde.
De acordo com dados da Secretaria Estadual de Saúde, o câncer de boca e orofaringe é o 5º mais incidente entre homens e o 13º entre mulheres no Brasil, com cerca de 180 novos casos anuais em Mato Grosso do Sul. Em Dourados, a qualificação contínua dos profissionais da saúde bucal tem contribuído para melhorar a detecção precoce e ampliar o acesso a tratamentos preventivos.
