A Prefeitura de Dourados, através da Secretaria Municipal de Educação, e em parceria com a Secretaria de Estado de Educação, realizou nos dias 11, 12 e 13 de novembro a primeira jornada formativa do Programa Lampiar, reunindo lideranças educacionais das redes estadual e municipal para a primeira oficina presencial do programa. “Nesta primeira etapa registramos a presença de cerca de 80 gestores escolares, coordenadores pedagógicos e técnicos das secretarias”, explica Raianny Araújo, gerente do Programa Lampiar.
O secretário municipal de Educação, Nilson Francisco da Silva, destacou a importância da iniciativa para a formação continuada dos educadores. “O Lampiar é um programa que chega para fortalecer quem está no dia a dia das nossas escolas”, enfatizou. “Investir na formação de gestores e equipes educacionais significa investir diretamente no futuro dos nossos estudantes”, continuou. “Essa é uma aposta concreta da Prefeitura no aprimoramento da educação pública de Dourados, garantindo mais qualidade e oportunidades para todos”, concluiu o secretário.
Os encontros dos dias 11, 12 e 13 foram marcados por alto engajamento, abertura ao diálogo e um clima colaborativo que favoreceu reflexões profundas, construção de vínculos e novos aprendizados. “Desde o início, ficou evidente o compromisso da liderança em compreender as propostas do programa e fortalecer sua atuação nos territórios”, ressalta Raianny Araújo.
A gerente destaca a metodologia do programa. “Nesta etapa inaugural, trabalhamos o eixo inteligência emocional e autogestão, convidando os participantes a refletirem sobre como emoções, padrões de pensamento e estados de presença influenciam suas práticas e decisões no cotidiano escolar”, explica Raianny Araújo. “As atividades incluíram estudos autobiográficos, práticas de autorregulação emocional, discussões sobre gestão da energia em contextos de alta demanda e conteúdos ligados ao foco e à atenção a partir da neurociência”, detalha. “Também abordamos escuta ativa, estilos de liderança e construção de legados”, conclui a gerente.
Segundo Raianny Araújo, a participação das lideranças demonstrou envolvimento consistente e interesse genuíno em integrar teoria e prática. “Os relatos compartilhados evidenciaram que este primeiro encontro ampliou a consciência sobre modos de atuação, favoreceu a identificação de padrões pessoais e coletivos e abriu espaço para novas perspectivas de presença nas escolas”, narra a gerente.
Raianny Araújo destaca que este início de jornada reforçou não apenas o potencial formativo do Lampiar, mas também o compromisso das lideranças de Dourados em atuar de forma mais consciente, articulada e inspiradora em suas escolas e redes; fortalecendo ainda mais uma educação pública de qualidade e equitativa.
PROGRAMA LAMPIAR
O Lampiar, programa de formação de lideranças escolares desenvolvido pela Fadeb e pelo Ensina Brasil, foi implementado em Dourados em parceria com a Prefeitura e a Secretaria Estadual de Educação. A meta é formar 280 lideranças educacionais, alcançando 1.500 profissionais das redes municipal e estadual, impactando mais de 25 mil estudantes até 2026.
A realização da jornada do Programa Lampiar em Dourados é inédita em Mato Grosso do Sul. A iniciativa é fruto da cooperação técnica com a Fundação de Apoio ao Desenvolvimento da Educação Básica (Fadeb), Programa Ensina Brasil e da parceria entre as Secretarias Estadual e Municipal de Educação, e envolve profissionais das duas redes que atuam no município. O objetivo é fortalecer a cultura escolar a partir da valorização de gestores, coordenadores, técnicos e professores, com formações continuadas alinhadas à realidade local e foco no impacto direto na aprendizagem dos estudantes.
Oferecendo uma abordagem prática e conectada à realidade das escolas, o Lampiar propõe um percurso formativo que combina teoria, troca de experiências e acompanhamento contínuo. As formações são estruturadas para fortalecer as equipes pedagógicas no enfrentamento dos desafios cotidianos, estimulando soluções colaborativas e sustentáveis. Além de apoiar a progressão de carreira dos profissionais, a iniciativa busca consolidar práticas que tornem o ambiente escolar mais estável e favoreçam a aprendizagem dos estudantes.

