26.7 C
Dourados
sexta-feira, 14 de novembro de 2025

Tempestade à vista: Dourados recebe três alertas de perigo para chuvas severas

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu três alertas que colocam Dourados em estado de atenção máxima entre esta sexta-feira (14) e a próxima segunda-feira (17). As notificações incluem avisos de Chuvas Intensas, Tempestade e Tempestade de Grande Perigo, indicando risco elevado de ventos fortes, alagamentos e até queda de granizo.

O primeiro alerta começou a valer hoje, sexta-feira (14), às 10h, e segue até as 10h deste sábado (15). O aviso, classificado como Perigo Potencial, prevê chuva entre 20 e 30 mm/h ou até 50 mm no dia, acompanhada de ventos de 40 a 60 km/h. De acordo com o Inmet, há baixo risco de corte de energia elétrica, queda de galhos, alagamentos e descargas elétricas, mas a recomendação é de cuidado redobrado.

As condições devem se agravar já na madrugada de domingo (16), quando entra em vigor, à 1h, o alerta de Tempestade com grau de severidade “Perigo”. O boletim prevê chuva entre 30 e 60 mm/h ou de 50 a 100 mm/dia, ventos entre 60 e 100 km/h e possibilidade de granizo até as 8h de segunda-feira (17).

O risco inclui cortes de energia, estragos em plantações, queda de árvores e alagamentos. O órgão orienta a população a não se abrigar debaixo de árvores durante rajadas de vento, evitar estacionar próximo a torres e placas e, se possível, desligar aparelhos e o quadro geral de energia. Informações adicionais podem ser obtidas pela Defesa Civil (199) e pelo Corpo de Bombeiros (193).

Tempestade à vista: Dourados recebe três alertas de perigo para chuvas severas
Alerta classificado como “Grande Perigo”

O alerta mais preocupante, no entanto, começará no domingo (16), às 9h, e seguirá até as 3h de segunda-feira (17). Classificado como Grande Perigo, ele indica chuva superior a 60 mm/h ou acumulados acima de 100 mm/dia, ventos que podem ultrapassar 100 km/h e queda de granizo.

Neste caso, o Inmet aponta grande risco de danos a edificações, cortes de energia, perdas em plantações, alagamentos, queda de árvores e impactos significativos no transporte rodoviário. Em caso de enxurradas, a orientação é proteger documentos e objetos de valor em sacos plásticos e procurar abrigo imediatamente se a situação se agravar.

As condições do clima nesta sexta-feira já deram sinais da instabilidade que deve marcar o fim de semana. Conforme o Guia Clima da Embrapa, Dourados registrou mínima de 21°C às 4h09 e máxima de 28,4°C ao meio-dia. Às 14h15, a temperatura era de 27,4°C, com sensação térmica de 29,5°C.

Para este sábado (15), as temperaturas variam entre 20°C e 27°C, com muitas nuvens, pancadas de chuva e trovoadas isoladas. No domingo (16), os termômetros devem oscilar de 18°C a 34°C, com pancadas de chuva e possibilidade de queda de granizo. Já segunda-feira (17) deve ter mínima de 17°C e máxima de 26°C, novamente com muitas nuvens, chuva e risco de granizo.

Leia também

Últimas Notícias