A administração municipal de Dourados chega a 11 meses de gestão e avança com o plano de modernização da iluminação pública da cidade. Apesar da ausência do contrato com empresa para a manutenção do sistema de iluminação pública, a gestão tem cumprido a meta de substituir as lâmpadas antigas, de mercúrio, por lâmpadas de LED. O serviço já foi executado em algumas regiões e tão logo esteja concluído o processo licitatório, o serviço atenderá toda a cidade.
Conforme o adjunto da Secretaria Municipal de Serviços Urbanos (Semsur), Ângelo Gomes dos Santos, de janeiro a novembro foram instaladas 4.178 lâmpadas de LED na cidade. “considerando que nosso parque é de 37 mil, isso aí já corresponde mais de 10% da nossa capacidade”, observa o secretário, lembrando que está em fase final o processo de licitação para contratação de empresa especializada para a manutenção da iluminação pública de Dourados.
Quando assumiu a prefeitura, em janeiro, Marçal Filho assumiu também o desafio de mudar a triste realidade de ruas mal iluminadas, uma das maiores reclamações da população. Além da ineficiência do serviço prestado, o prefeito se deparou com outro, também grave. O antecessor, tão logo conhecido o resultado das eleições, resolveu encerrar o contrato com a empresa que fazia a manutenção da iluminação pública, deixando prefeitura sem condições de fazer o serviço e grande parte da população convivendo com a escuridão.
Como o processo de licitação para contratar empresa para a manutenção da iluminação pública é complexo e demorado, Marçal conseguiu firmar um aditivo junto à empresa SPE Iluminação Dourados, para a implantação de lâmpadas de LED em substituição e/ou reposição nos pontos mais precários.
O cronograma de implantação do novo sistema teve início em maio, pelo BNH 4º Plano, e já avançou pelo Jardim Flórida I e II, região das universidades (Unigran, Anhanguera e Faculdade de Direito da UFGD), Vila Popular, Avenida Guaicurus (acesso ao aeroporto), Praça do Zé Tabela e Ciclovia da Coronel Ponciano. Também têm sido assistidas as vias centrais e comerciais, como as ruas Benjamin Constant, João Vicente Ferreira, Dos Missionários, Melvin Jones, Joaquim Alves Taveira, Quintino Bocaiuva e Firmino Vieira de Mattos.
O objetivo da gestão municipal é substituir 100% das lâmpadas antigas (amarelas) por tecnologia LED até o final do mandato. “Nosso objetivo é garantir mais segurança, economia e eficiência para a população”, tem afirmado Marçal Filho, ressaltando que a ações como mutirões de limpeza, troca de lâmpadas e organização da fiação estão entre nossas prioridades na área de serviços urbanos.
Para solicitar instalação de lâmpadas ou troca de luminárias com defeitos, a população conta com o serviço do Disklâmpada, por meio do telefone 55 800 999 2040. A Semsur também disponibiliza o número 55 67 98163-0446 para solicitação de manutenção de iluminação pública, coleta de lixo e limpeza urbana.



