Uma carga de 4 mil pacotes de cigarros contrabandeados do Paraguai foi apreendida na sexta-feira (19), na rodovia MS-164, em Maracaju.
O material estava distribuído em dois veículos que foram abandonados pelos condutores em uma área de mata após uma tentativa de fuga nas proximidades da Usina Tonon.
Somados, os produtos e os automóveis representam um prejuízo estimado em R$ 262 mil ao mercado ilegal.
A ocorrência teve início durante uma fiscalização de rotina na rodovia, quando um comboio de veículos desrespeitou a ordem de parada.
Após um breve acompanhamento, os motoristas de um GM Prisma e de um VW Parati pararam os carros às margens da pista e fugiram a pé em direção à vegetação densa. Apesar das buscas realizadas na região, os suspeitos não foram localizados.
Durante a vistoria, constatou-se que o Prisma transportava 40 caixas de cigarros, enquanto a Parati estava carregada com outras 45 caixas. Todo o material e os veículos foram encaminhados à Receita Federal de Ponta Porã.
A apreensão faz parte das ações do Programa Protetor das Fronteiras e Divisas, uma parceria entre a Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública (Sejusp) e o Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP) para o combate a crimes transfronteiriços.
