A Polícia Federal deflagrou, nesta quinta-feira (8), a Operação Central Fake para apurar um esquema de fraudes bancárias em terminais de autoatendimento da Caixa Econômica Federal, em Campo Grande. A ação resultou no cumprimento de um mandado de prisão preventiva e outro de busca e apreensão.
As investigações tiveram início após a PF identificar a instalação de dispositivos ilegais nos leitores de cartão de caixas eletrônicos de uma agência situada na região central da Capital. Os equipamentos adulterados provocavam a retenção dos cartões dos clientes, criando a oportunidade para a prática dos golpes.
Durante a apuração, os policiais também constataram a fixação de adesivos nos terminais com um número de telefone falso, apresentado como se fosse uma “Central de Atendimento”. A estratégia tinha como objetivo enganar os usuários, levando-os a ligar para o contato fraudulento e, assim, fornecer senhas e dados pessoais, que eram usados para acessar contas e realizar movimentações indevidas.
A Polícia Federal segue com as investigações para identificar outros envolvidos no esquema e apurar a extensão dos prejuízos causados às vítimas.
