A Prefeitura de Dourados, por meio do Instituto do Meio Ambiente (Imam), deu início nesta terça-feira (20) ao plantio de 280 árvores de ipês, das espécies roxo, amarelo e branco, ao longo da Avenida Coronel Ponciano. A ação tem como objetivo recompor a arborização retirada quando do início das obras de duplicação da via, um das principais artérias da cidade. Paralelo ao plantio dos ipês no canteiro central da Coronel Ponciano, o prefeito Marçal Filho fez o plantio de duas mudas de Jequitibás na área de gramado em frente ao Centro Administrativo Municipal (CAM).
Todas as espécies plantadas são produção do Viveiro de Mudas Municipal e serão plantadas ao longo da via, até o trevo da BR-163. “Nós estamos plantando aqui um Jequitibás. Na verdade. É o Parque Jequitibás, o bairro que fica ao fundo da Prefeitura”, comentou o prefeito, reforçando que o plantio de mudas de ipês em toda a extensão revitalizada na Coronel Ponciano, repara a supressão de todas as árvores da via quando da duplicação.
Marçal enfatizou que a ideia é fazer de Dourados uma cidade cada vez mais bonita. “Vamos plantar ipês roxo e amarelo”, anunciou. “Imaginem como vai ficar linda essa Coronel Ponciano quando chegar a época de florescerem”, mencionou o prefeito. “Vai ficar uma maravilha!”.
Participaram da ação, o responsável pelo Viveiro Municipal, Antonio Casarotto, o diretor da Guarda Municipal Jamil Matos e os secretários Fabio Luis (Imam) e Bruno Pontin (Agricultura Familiar).
PLANO DE ARBORIZAÇÃO
A Prefeitura de Dourados iniciou neste mês de janeiro uma nova etapa do Plano Municipal de Arborização, com a intensificação do replantio e do plantio de árvores em áreas urbanas. A ação tem como objetivo recompor a vegetação após a supressão de aproximadamente 400 árvores que estavam condenadas por risco de queda, doenças ou danos estruturais. Grande parte dessas remoções já foi concluída e o replantio começou pela região central da cidade.
Desde setembro do ano passado, a administração municipal vem realizando a retirada gradativa de árvores condenadas na região central. Como contrapartida ambiental pela Prefeitura de Dourados, está previsto o plantio de cerca de 800 novas mudas, todas produzidas pelo Viveiro Municipal, administrado pelo Imam.
Em recente visita ao Viveiro, o prefeito destacou a importância da arborização para a qualidade de vida em Dourados e ressaltou o papel estratégico do Viveiro Municipal nesse processo. “Arborizar a cidade é investir em saúde, em meio ambiente e em qualidade de vida”, enfatizou. “As árvores reduzem a temperatura, melhoram a qualidade do ar e tornam os espaços urbanos mais humanos”, prosseguiu. “O Viveiro Municipal é fundamental para que esse trabalho seja feito com planejamento, responsabilidade ambiental e participação da comunidade”, completou Marçal Filho.

