O Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia) publicou um alerta de chuvas intensas válido até as 23h59 desta segunda-feira, dia 26. A possibilidade é de chover até 50 milímetros ao longo do dia, além da possibilidade de ventos intensos entre 40 e 60 km/h.
A recomendação do instituto é não se abrigar debaixo de árvores, pois há leve risco de queda e descargas elétrica; não estacionar veículos próximos a torres de transmissão e placas de propaganda, além de evitar usar aparelhos eletrônicos ligados à tomada. Em casos de emergência ou informações, devem ser acionados a Defesa Civil (telefone 199) ou o Corpo de Bombeiros (telefone 193).
De acordo com o Guia Clima da Estação Meteorológica da Embrapa, Dourados não registra chuvas expressivas superiores a 5 milímetros há, pelo menos, nove dias.
Para janeiro são esperados 165.3 milímetros de chuva, considerando a média história registrada no município. No entanto, chegando a última semana do mês, choveu até domingo, dia 25, 56.8 milímetros.
A chegada da chuva pode ainda aliviar a umidade relativa do ar que chegou perto dos 30% no final de semana. Nesta segunda-feira, dia 26, o índice subiu, o mais baixo foi registrado às 00h50, quando chegou a 59%, depois disso subiu e às 5h02 chegou a 76%.
