A segunda-feira (16) de carnaval teve as maiores temperaturas do Brasil em Mato Grosso do Sul e também alerta de chuva intensa para todo o estado. Pelo segundo dia seguido, os maiores registros de calor do país ocorreram em cidades sul-mato-grossenses, segundo a Climatempo.
Nesta segunda, os termômetros marcaram 38,5°C em Três Lagoas e 38,2°C em Água Clara, as duas maiores temperaturas do país no dia. No domingo (15), Três Lagoas já havia registrado a maior máxima nacional, com 36,9°C.
Outras cidades de Mato Grosso do Sul também apareceram entre as mais quentes do Brasil, como Porto Murtinho, Aquidauana, Corumbá, Fátima do Sul, Paranaíba, Ribas do Rio Pardo, Caarapó, Itaporã e Angélica.
Ranking das maiores temperaturas do Brasil
Segundo a Climatempo, as cidades mais quentes foram em Mato Grosso do Sul, na Bahia, Paraná e São Paulo. Veja o ranking abaixo:
- 38,5°C – Três Lagoas (MS) e Ibotirama (BA)
- 38,2°C – Água Clara (MS)
- 37,7°C – Porto Murtinho (MS)
- 37,6°C – Aquidauana (MS)
- 37,5°C – Corumbá (MS) e Marechal Cândido Rondon (PR)
- 37,3°C – Fátima do Sul (MS)
- 37,2°C – Rancharia (SP)
- 37,0°C – Valparaíso (SP) e Ibotirama (BA)
- 36,9°C – Paranaíba, Ribas do Rio Pardo e Caarapó (MS)
- 36,8°C – Itaporã e Angélica (MS)
Calor e muita chuva
Apesar do calor, o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu alerta amarelo de chuvas intensas para todo Mato Grosso do Sul. O aviso começou às 9h desta segunda e segue até as 23h59 de terça-feira (17).
➡️🌧️A previsão indica chuva entre 20 e 30 milímetros por hora, com possibilidade de até 50 milímetros no acumulado diário, além de ventos entre 40 e 60 quilômetros por hora.
⚠️⚠️O grau de alerta é classificado como “perigo potencial”. Segundo o Inmet, isso indica baixo risco de queda de energia, galhos de árvores, alagamentos e descargas elétricas. Ainda assim, o órgão orienta atenção, principalmente em áreas mais vulneráveis.
A recomendação é evitar abrigo debaixo de árvores durante rajadas de vento e não estacionar veículos próximos a torres de transmissão e placas de propaganda. Em caso de emergência, a Defesa Civil pode ser acionada pelo 199 e o Corpo de Bombeiros pelo 193.
