A Expoagro 2025, realizada em Dourados, traz uma novidade que reforça o lema desta edição — “Conectando o campo e a cidade”. Pela primeira vez, o Exército Brasileiro participa da feira com uma ampla estrutura de exposição e interação com o público.
A Expoex, promovida pela 4ª Brigada de Cavalaria Mecanizada, será realizada durante a 59ª edição da Expoagro, de 9 a 18 de maio, e reforça o compromisso de aproximação entre o Exército e a sociedade civil.
Segundo o general de brigada Abelardo Prisco de Souza Neto, comandante da 4ª Brigada de Cavalaria Mecanizada, a presença do Exército na feira representa uma oportunidade de fortalecer os laços com a população.
“O lema do Exército este ano é ‘Exército Brasileiro igual a você’. É uma forma de nos integrarmos cada vez mais com a sociedade”, afirmou. “Temos um estande de relações institucionais, onde apresentamos as diversas formas de ingresso no Exército como soldado, sargento, oficial de carreira ou em áreas técnicas como medicina, direito e farmácia.”
Além de divulgar informações sobre o serviço militar, o Exército também celebra o Dia da Vitória, comemorado em 8 de maio.
“Mantemos os valores dos nossos antepassados que saíram do Brasil para lutar na Segunda Guerra Mundial: patriotismo, civismo, amor à pátria e espírito de cumprimento de missão”, disse o general.
A estrutura montada na feira conta com cerca de oito estandes, que incluem desde blindados modernos até veículos históricos que participaram da Segunda Guerra Mundial. “Temos tropas de pronto-emprego, com o que há de mais tecnológico. É uma chance para o jovem conhecer o Exército, tirar dúvidas, acessar nossos canais e até pensar em uma futura carreira”, reforçou.
O presidente do Sindicato Rural de Dourados, Gino José Ferreira, destaca ao Dourados News, que a participação do Exército reforça a proposta de reconectar os diversos segmentos da sociedade.

“Nada melhor do que mostrar a força do Exército Brasileiro. Não é com discursos que a gente constrói uma sociedade melhor, mas com atitudes como essa”, afirmou. Ele ainda destacou que a atual gestão tem buscado resgatar a diversidade do agronegócio dentro da feira.
“Não podemos pautar a feira apenas na agricultura. Trouxemos de volta a pecuária, com julgamentos de raças e leilões, além da avicultura, suinocultura, piscicultura e ovinocultura.”
Entre as atrações que também retornam nesta edição está o rodeio, que volta com força total. “Dourados já foi destaque nacional no rodeio, e agora queremos resgatar isso, com portões abertos e um nível elevado de organização”, completou Gino ao Dourados News.
Parcerias garantem estrutura da Expoagro
A estrutura da feira, no entanto, só é possível graças a parcerias. O primeiro tesoureiro do Sindicato Rural, Paulo Cézar Barbosa Vieira, explicou em entrevista ao Dourados News como a feira é sustentada financeiramente.

“Sem a ajuda governamental, prefeitura, governo do Estado, patrocinadores e expositores, hoje é impossível o sindicato rural fazer sozinho. Eles são parte integrante da feira”, disse.
Além do setor agropecuário, a Expoagro também impacta diretamente a economia local. “Você vê que aumenta muito o movimento da cidade, principalmente das lojas de roupas, hotéis e restaurantes. O comércio se prepara para receber o público da feira”, acrescentou Paulo.
Sobre os ingressos, ele esclareceu: “Os ingressos do rodeio são gratuitos, apenas o setor de camarotes é pago. Já os shows têm setores pagos e gratuitos, com venda nos pontos físicos e no site. Alguns já estão esgotados”, finaliza.
Fonte: Dourados News