Redação
O adolescente Gabriel Barrios Pereira, de 13 anos, teve seus órgãos doados após ser diagnosticado com morte cerebral no Hospital da Vida, em Dourados. Ele sofreu um acidente de moto na quarta-feira (9), na área rural de Iguatemi, durante uma confraternização no Assentamento Colorado, e não resistiu aos ferimentos.

Conforme informações do site Primeira Página, a captação dos órgãos foi realizada na manhã de quinta-feira (10) e marcou a retomada desse tipo de procedimento em Dourados, que não registrava retirada de coração para transplante há quatro anos. Esse intervalo foi causado, principalmente, pelo fechamento temporário do aeroporto municipal durante a pandemia.
Foram captados o coração, fígado, dois rins e duas córneas. O coração foi levado para Brasília por uma equipe do Instituto do Coração (Incor), com apoio da Força Aérea Brasileira (FAB) e um dos rins será enviado a São Paulo. Os demais órgãos devem seguir para Campo Grande, com os destinos ainda sendo confirmados pelas autoridades.
A operação contou com profissionais de diferentes regiões e envolveu escolta da Guarda Municipal até o aeroporto de Dourados.
Gabriel atuava como coroinha na igreja local e sua morte causou grande comoção em Iguatemi. A escola onde ele era estudante do 8º ano do período vespertino publicou uma nota de pesar nas redes sociais, com a frase: “Eterno Gabriel, nossa estrelinha”.

O acidente
De acordo com o site Dourados News, o pai de Gabriel relatou que o acidente ocorreu em uma confraternização no assentamento. Na ocasião, o adolescente teria se levantado, pegado uma motocicleta e, ao perder o controle da direção, colidido em alta velocidade contra uma árvore.
Com o impacto, ele sofreu ferimentos graves e precisou ser transferido com urgência para o Hospital da Vida, em Dourados, onde foi constadata morte encefálica.
Fonte: Grupo A Gazeta