31.3 C
Dourados
terça-feira, 16 de setembro de 2025

Chuva se espalha pelo interior e meteorologia renova alerta de tempestade

Até o momento, somente o município de Bonito registrou estragos nas últimas horas

A chuva voltou a se espalhar pelo interior de Mato Grosso do Sul nas últimas 12 horas, com acumulados de 14,4 milímetros em Ponta Porã, 11,8 mm em Corguinho e 8,6 mm em Maracaju. Há risco de tempestade.

Também houve registros em Bela Vista (3,6 mm), Ivinhema (1,8 mm), Itaquiraí (0,6 mm) e Dourados (0,4 mm). Os dados são do Cemaden (Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais). Nova Alvorada do Sul também amanheceu com chuva leve nesta manhã.

Mesmo com os volumes irregulares, a instabilidade trouxe transtornos em Bonito, onde rajadas de vento de até 35 km/h derrubaram árvores, destelharam casas e deixaram bairros sem energia. As equipes de emergência precisaram ser acionadas para atender os moradores e liberar vias bloqueadas.

Chuva se espalha pelo interior e meteorologia renova alerta de tempestade
Maquinário remove galhos de árvore que bloqueram trecho de estrada em Bonito (Foto: Divulgação)

O Estado segue sob influência de uma onda de calor, com temperaturas acima da média e máximas que podem chegar a 38 °C.

Até quinta-feira, o forte aquecimento diurno aumenta a chance de pancadas de chuva e tempestades isoladas, principalmente nas regiões sul, sudoeste e oeste, sem descartar precipitações rápidas e intensas nas demais áreas.

O Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia) publicou um aviso de tempestade com grau de severidade de perigo potencial válido para esta terça-feira (16), entre 10h e 23h59 em Mato Grosso do Sul.

Chuva se espalha pelo interior e meteorologia renova alerta de tempestade
Área em amarelo indica risco de tempestade na maior parte de MS (Arte: Inmet)

De acordo com o comunicado, são esperadas chuvas de 20 a 30 milímetros por hora ou até 50 mm ao dia, acompanhadas de ventos intensos entre 40 e 60 km/h e possibilidade de queda de granizo. O alerta também aponta baixo risco de corte de energia elétrica, estragos em plantações, queda de galhos de árvores e alagamentos.

O Inmet orienta que, em caso de rajadas de vento, a população não se abrigue debaixo de árvores devido ao risco de descargas elétricas e queda de galhos. Também não é recomendado estacionar veículos próximos a torres de transmissão ou placas de propaganda. Além disso, deve-se evitar o uso de aparelhos eletrônicos ligados à tomada.

Fonte: Gabriel Neris e Helio de Freitas/Campo Grande News

Leia também

Últimas Notícias