A Prefeitura de Dourados, através da Junta de Serviço Militar, e a 4ª Brigada de Cavalaria Mecanizada realizaram na manhã desta terça-feira (30), no Complexo Esportivo Jorge Antônio Salomão, o Jorjão, a solenidade de Juramento à Bandeira e entrega de Certificados de Dispensa de Incorporação para cerca de 150 dos mais de 300 jovens que foram dispensados do serviço militar obrigatório. A solenidade foi conduzida pelo prefeito Marçal Filho, presidente da Junta de Serviço Militar, e pelo coronel Marcio Freitas de Lima, chefe da 1ª Seção do Estado-Maior Geral da Brigada Guaicurus, que no ato representou o comandante da 4ª Brigada de Cavalaria Mecanizada de Dourados.
A solenidade teve início com o hasteamento da Bandeira Nacional, que foi conduzida pelo segundo-tenente Marcelo de Oliveira Vieira. Na sequência os jovens dispensados do Serviço Militar prestaram o compromisso à Bandeira Nacional, com o primeiro-tenente Paulo César da Rosa Carvalho, delegado de Serviço Militar, conduzindo o seguinte juramento: “dispensados da prestação do Serviço Militar Inicial por força de disposições legais e consciente dos deveres que a Constituição impõe a todos os brasileiros para com a defesa nacional, prometo estar sempre pronto a cumprir com minhas obrigações militares, inclusive a de atender a convocações de emergência e, na esfera das minhas atribuições, a dedicar–me inteiramente aos interesses da Pátria, cuja a honra, integridade e instituições defenderei com o sacrifício da própria vida”.
O prefeito Marçal Filho destacou a importância do momento vivido pelos jovens. “Hoje vocês estão recebendo o Certificado de Dispensa Militar e isso significa que a partir de agora vocês serão reservistas, estarão à disposição da Pátria mesmo sem ter prestado o serviço militar”, observou. “Quero enfatizar, contudo, que servir à Pátria vai muito além que se apresentar em um quartel do Exército, da Marinha ou da Aeronáutica”, continuou. “Não é porque vocês foram dispensados do serviço militar, que deixarão de servir à Pátria”, completou.
Na condição de presidente da Junta de Serviço Militar, o prefeito Marçal Filho apontou o novo momento vivido pelos jovens reservistas. “Agora os senhores estão aptos para a vida civil, porque o Certificado de Dispensa Militar é documento indispensável até para ingressar no mercado de trabalho, para prestar um concurso público, para tirar passaporte e para tantas outras obrigações do nosso cotidiano”, ressaltou.

O prefeito reafirmou o compromisso dos jovens com a Pátria. “Vocês continuarão servindo à Pátria mesmo sem estarem no interior de um quartel”, enfatizou. “Vocês servirão à Pátria toda vez que respeitarem e honrarem seus pais; toda vez que respeitarem as regras de trânsito; toda vez que tratarem as pessoas com dignidade e respeito; toda vez que acordarem cedo para mais um dia de trabalho; toda vez que forem exemplo para seus filhos, irmãos e amigos”, completou Marçal Filho.
Segundo ele, é possível servir à Pátria mesmo sem ter prestado serviço militar. “Basta ser cidadão consciente dos seus deveres e dos seus direitos”, afirmou. “Basta fazer sempre a coisa certa! Basta não envergonhar quem a gente ama!”, continuou Marçal Filho. “Desejo tudo de bom na vida de cada um de vocês e que Deus proteja seus passos”, finalizou o prefeito.

SERVIÇO MILITAR
O coronel Marcio Freitas de Lima, chefe da 1ª Seção do Estado-Maior Geral da Brigada Guaicurus, lembrou que nos anos de 1915 e 1916, Olavo Braz dos Guimarães de Lávio, conhecido por todos como Olavo Bilávio, jornalista e poeta, desencadeou uma campanha cívica nos grandes centros brasileiros em prol do serviço militar obrigatório, onde revelou seus ideais de homem cívico através do amor à Pátria. “Passados mais de 100 anos, continua viva a chama ardente do patriotismo lançado na mente e nos espíritos dos brasileiros, sobretudo na nossa juventude”, ressaltou o coronel.
O chefe da 1ª Seção do Estado-Maior Geral da Brigada Guaicurus falou diretamente para os jovens reservistas. “Os senhores acabaram de prestar a glória por isso, perante o símbolo máximo da nação brasileira, que é a Bandeira Nacional”, afirmou. “O juramento não é um conjunto de palavras, mas sim um compromisso perfeito com a nossa Pátria”, prosseguiu. “O futuro do nosso Brasil repousa sobre os senhores, que são jovens e possuem a força e os ideais necessários para impulsionar esta grande nação”, pontuou. “Em vocês está a esperança de um país forte e promissor. Em vocês está a confiança que não haverá força capaz de silenciar a voz de um povo, que deseja verdadeiramente o bem-estar como seu destino”, conclui.
O coronel Marcio Freitas de Lima finalizou deixando uma mensagem para os jovens reservistas: “Seja fiel ao compromisso que assumiram hoje e tenham certeza que com trabalho, honestidade e dedicação construirão seus lares. Os senhores foram dispensados do serviço militar, todavia, a partir do juramento de Estado, os senhores passam a construir uma reserva para o Exército Brasileiro. Lembrem-se que, apesar de não vestirem a farda, os senhores também são responsáveis pela segurança desta grande nação e o Brasil espera contar com os senhores em caso de necessidade”.




Fonte: Assecom Prefeitura