Antonieta de Barros, primeira deputada negra do Brasil, foi a autora do projeto de lei que instituiu o Dia do Professor em Santa Catarina, celebrado em 15 de outubro. A proposta foi sancionada pelo então governador José Boabaid em 1948, 15 anos antes de a data ser reconhecida em todo o Brasil.
👨🏫 🎓 Comemorada nesta quarta-feira (15), a lei federal foi assinada pelo presidente da República João Goulart em 1963 e faz referência ao dia em que foi sancionada a lei que cria as escolas de ensino elementar no Brasil, em 1827, e previa as condições de trabalho dos professores.
✏️ Professora, jornalista e heroína da pátria, Antonieta destacou o papel dos educadores. No documento que justificava a lei, ela afirmou:
‘Não há quem não reconheça, à luz da civilização, o inestimável serviço do professor“.
Antonieta nasceu em 1901 na antiga Desterro, hoje Florianópolis, e foi eleita deputada na Assembleia Legislativa de Santa Catarina em 1934.

Dia do Professor
O Dia do Professor ocorre em referência a D. Pedro I, que em 15 de outubro de 1827 publicou uma lei para desenvolvimento da educação no Brasil, como a instalação de escolas em todas as cidades.
A iniciativa inspirou outras comemorações do tipo e se popularizou. A data foi oficializada e declarada feriado escolar pelo Decreto Federal nº 52.682 de 1963.
Fonte: Caroline Borges/g1